TCE afirma estar à disposição para colaborar com Operação Mata Norte

Operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (21) e investiga fraudes na merenda escolar em Pernambuco

Do Blog da Folha

Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE)Foto: Reprodução/Google Maps

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) divulgou uma nota sobre a Operação Mata Norte, deflagrada nesta quinta-feira (21), pela Polícia Federal (PF). As investigações giram em torno da gestão municipal anterior de Lagoa do Carro, na Mata Norte. No texto, o TCE-PE afirma que está colaborando com os demais órgãos de controle da administração pública, como a PF, Polícia Civil e Ministério Público Federal (MPF), "em relação às supostas organizações criminosas acusadas de atuar no fornecimento de merenda escolar a prefeituras da região".

"Como a própria nota oficial da Polícia Federal registrou, foram utilizadas informações do TCE-PE na Operação. Expressiva parte das informações custodiadas pelo TCE-PE sobre o tema já estão disponíveis na Internet", diz o texto. "Além disso, servidores do TCE-PE mantiveram recentemente reunião com delegados da Polícia Federal em Pernambuco, apresentando dados levantados em auditorias do órgão sobre merenda escolar", continua. 

O Tribunal ainda afirma se manter à disposição dos demais órgãos para colaborar com a investigação. 

Confira, abaixo, a íntegra da nota:

Nota oficial do TCE-PE sobre a Operação Mata Norte da Polícia Federal

I- Sobre a Operação Mata Norte, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21), que investiga a gestão municipal anterior de Lagoa do Carro, o TCE-PE tem a informar que está mantendo estrita colaboração com os demais órgãos de controle da Administração Pública, especialmente Polícia Federal, Polícia Civil e Ministério Público Federal, em relação às supostas organizações criminosas acusadas de atuar no fornecimento de merenda escolar a prefeituras da região. 

II- Como a própria nota oficial da Polícia Federal registrou, foram utilizadas informações do TCE-PE na Operação. Expressiva parte das informações custodiadas pelo TCE-PE sobre o tema já estão disponíveis na Internet, dentro da prática de transparência do órgão, podendo ser consultadas por qualquer cidadão no Portal Tome Conta (www.tce.pe.gov.br/tomeconta).

III- Além disso, servidores do TCE-PE mantiveram recentemente reunião com delegados da Polícia Federal em Pernambuco, apresentando dados levantados em auditorias do órgão sobre merenda escolar. 

IV- Em relação aos desdobramentos desta Operação, o TCE-PE permanecerá à disposição dos seus parceiros para colaborar com a investigação, dentro de suas funções constitucionais de controle externo. 

V- Oportunamente, o TCE-PE juntará as novas informações da Operação aos processos de prestação de contas dos ex-gestores públicos envolvidos. No âmbito do Tribunal de Contas, as novas informações poderão resultar em rejeição de contas, multa e devolução de recursos públicos ao município.

Tribunal de Contas de Pernambuco, Recife, 21 de setembro de 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia