EM LIVRAMENTO/PB, TERRA DO VEREADOR DEOMEDES BRITO

Neste domingo (27) acompanhei os Vereadores Fernando Aragão e Galego de Mourinha até a cidade de Livramento, terra natal do Vereador Deomedes Brito.


A hospitalidade do povo paraibano é imensurável. E o casal Cida/Deomedes, além das várias pessoas que se encontravam na casa da família Brito, são prova disso. Não faltou a carne de bode, além de outras especialidades da culinária nordestina.


O que chamou minha atenção, além da alegria e espontâneidade das pessoas, foi a quantidade de José de Anchieta que apareceu por lá. Foram quatro.

JOSÉ ANCHIETA BARBOSA, JOSÉ ANCHIETA SANTOS, 
JOSÉ ANCHIETA DIAS E JOSÉ ANCHIETA ANASTÁCIO
O José Anchieta Anastácio é empresário do ramo da construção civil e é pré candidato a prefeito da cidade. Ele vem de uma família de políticos, inclusive seu irmão Zé Anastácio foi prefeito em Livramento por oito anos. Ele conta com o apoio de quatro vereadores, são eles: Ozemar Alves (Dhoya), Guilherme Vilar, Aureliano Oliveira e Paulinho Anastácio. Na eleição para governador ele apoiou Ricardo Coutinho e é filiado ao PMDB.

Um pouco de história (Wikipédia)

As terras que hoje representam a sede do município de Livramento, faziam parte da antiga Fazenda Livramento pertencente a Jose Marinheiro de Brito. Em 1913, foi erguida uma capela no local dedicada a Nossa Senhora do Livramento, hoje padroeira da cidade. A primeira missa realizada em Livramento ocorreu no dia 24 de dezembro de 1914.

Livramento foi distrito até o dia 15 de dezembro de 1961, quando sob a lei 2625 do mesmo ano, ficou independente de Taperoá. O município foi emancipado no dia 11 de novembro de 1962, sendo o seu primeiro prefeito Clóvis Leite de Almeida. A cidade já teve outros nomes como Sarapó e Carnaubal, mas somente em 1949 voltou ao seu nome de origem.

Distante 243 km da capital João Pessoa, o município de Livramento está localizado na mesorregião da Borborema e microrregião do Cariri Ocidental paraibano a uma altitude de cerca de 584m. Possui uma área de aproximadamente 345 km² e limita-se ao norte com os municípios de Desterro e Taperoá, ao Sul com o município de São José dos Cordeiros, ao leste com os municípios de Taperoá e São José dos Cordeiros e a Oeste com o distrito de São Vicente, município de Itapetim, no estado de Pernambuco.

O município está localizado no Planalto da Borborema, com altitude de 584m acima do nível do mar e apresenta um relevo configurado por superfície em rochas minadas e as serras do Boqueirão e São Gonçalo. Seus principais cursos d’água são os rios Taperoá e o Riacho do Coqueiro. Os reservatórios existentes são: açude do Russo, o Salitre e o açude do estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia