PERNAMBUCO RECONHECE QUE ENFRENTA EPIDEMIA DE DENGUE


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), apenas 5 dos 184 municípios pernambucanos ainda não registraram casos da doença; somente neste ano, até o dia 2 de maio, foram notificados 37.589 casos da doença, um aumento de 528% em relação ao mesmo período do ano passado; “Os números apontam agora para uma epidemia. Mas o surto ainda está concentrado em algumas regionais de saúde. Em muitos municípios, por questão de escassez de água, o combate está sendo um pouco dificultado, como nos do Sertão”, disse a coordenadora estadual do Programa de Controle da dengue e Chikungunya da SES, Claudenice Pontes

Pernambuco 247 - A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco reconheceu que o Estado enfrenta uma epidemia de dengue. Segundo a SES, apenas 5 dos 184 municípios pernambucanos ainda não registraram casos da doença. Somente neste ano, até o dia 2 de maio, foram notificados 37.589 casos da doença, um aumento de 528% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a SES, 44 pessoas registraram casos graves da doença, muitas do tipo hemorrágico. Deste total, 25 casos foram confirmados. As cidades com maior incidência da dengue são o Recife (8.566), Camaragibe (2.176) Jaboatão dos Guararapes (11.865) e Goiana (1.530), todas localizadas na Região Metropolitana do Recife. Os índices de infestação em Pernambuco chegam a 300 para cada grupo de 100 mil habitantes.

“Os números apontam agora para uma epidemia. Mas o surto ainda está concentrado em algumas regionais de saúde. Em muitos municípios, por questão de escassez de água, o combate está sendo um pouco dificultado, como nos do Sertão”, disse a coordenadora estadual do Programa de Controle da dengue e Chikungunya da SES, Claudenice Pontes.

Diante do quadro atua, a SES deverá intensificar as ações de combate à doença, além de pedir a colaboração da população para enfrentar o problema. "Principalmente as ações de bloqueio de casos, com os carros fumaceiros. Ao mesmo tempo, pedimos ajuda de todos. Antes, a gente tinha muito mosquito, mas podia ser que eles não tivessem o vírus da dengue. Agora, com a epidemia, a chance de ter o vírus é muito maior. Se está armazenando água, vamos armazenar ela adequadamente, bem fechada", disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia