Os doze

Por Dário G. Araújo*
Isso mesmo: doze. Nem onze nem dez, doze. Doze meses no ano. Doze príncipes filhos de Ismael. Doze filhos de Jacó gerando 12 tribos em Israel (nada a ver com índios). Doze portas na cidade santa, doze fundamentos são suas bases. Doze vezes doze são os remanescentes e por aí vai. A bíblia está cheia do número doze.

Esta semana me peguei pensando nos apóstolos de Cristo, que por sinal são em números de doze. Comecei tentando lembrar o nome de cada um deles, sem consultar a bíblia, e para minha surpresa só me lembrei de 10, forcei a mente, mas deu aquele branco e nada, relutei e qual não foi a minha decepção, havia me esquecido, e olhe que eles são os mesmos há mais de 2000 anos, que vergonha. 

Meu caro leitor, eu quero lhe fazer um desafio: pegue um papel e lápis e tente, sem filar, fazer a relação dos nomes dos apóstolos. Tente, pelo menos, por uns cinco minutos ou mais, se preferir.

E aí, conseguiu? De quantos você se lembrou? Se de todos, parabéns.

Isso me levou a uma reflexão: A seleção brasileira é composta de onze jogadores titulares e seus reservas, praticamente sempre há mudanças e a maioria das pessoas sabem os nomes de cada um, mesmo havendo tantas mudanças. Mas o nome dos apóstolos, que há mais de 2000 anos são os mesmos é difícil lembrar, isso mostra o pouco interesse pelas coisas divinas. Se esta relação de apenas doze nomes não podemos nos lembrar, imagine se adentrarmos nas coisas mais complexas.

Quanto ao meu esquecimento, dei um jeito, fui ler a bíblia e conferir de quais havia me esquecido, se você também, tal qual, ainda não se lembrou; a relação completa está em Lucas Capítulo 6 e versículos 13 a 16. Em tempo: Em Atos dos Apóstolos um discípulo por nome Matias ocupou o lugar de Judas Iscariotes, por este ter se suicidado.

Um Abraço e até a próxima, se Deus quiser.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia