76% dos brasileiros apoiam Lula na defesa da queda dos juros, diz pesquisa

Comportamento de Lula na Presidência é aprovado por 65%. Genial Quaest aponta ainda que quase metade da população, 46%, considera que presidente do Banco Central Campos Neto age por interesses políticos

Para o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu, "todos são críticos a esta taxa de juros tão elevada” 
(Foto: Site do PT)

Passados 45 dias de governo, o Banco Central insiste na absurda decisão de manter a maior taxa de juros real do planeta. O presidente da instituição, Roberto Campos Neto, começa a sentir, no entanto, o peso de seu isolamento no debate aberto pelo presidente Lula, ao criticar a taxa Selic, atualmente em 13,75%. Assim, vem crescendo o apoio ao petista em favor de uma agenda de desenvolvimento e geração de empregos. De acordo com pesquisa Genial Quaest, divulgada nesta-feira (15%), a maioria esmagadora da população, 76%, apoia Lula na defesa de uma queda da taxa de juros praticada pelo BC.

De acordo com o levantamento, apenas 14% não concordam com o presidente. 8% não quiseram ou souberam responder. “Todos são críticos a esta taxa de juros tão elevada”, afirmou o deputado federal e líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu, em entrevista à CNN, nesta terça-feira (15). “76% da população pensam igual ao que a gente pensa, acha que a taxa de juros está muito elevada. Acho que é correto o país fazer um movimento para de forma responsável e gradual ir reduzindo a taxa de juros”, defendeu o deputado.

O levantamento destaca que quase metade da população, 46%, afirmou acreditar que Campos Neto age com interesses políticos à frente do Banco Central. Para 37%, o presidente do BC trabalha tecnicamente, enquanto 17% não souberam opinar sobre a atuação dele.

Mesmo entre os eleitores de Bolsonaro, 61% concordam com a tese do presidente da República de que é preciso baixar a taxa de juros no país. Entre os eleitores de Lula, 87% também apoiam o petista na cruzada pela redução da Selic. A pesquisa também registrou que 67% não ficaram sabendo das críticas de Lula ao BC.

Fé no governo Lula

O levantamento também aponta que o comportamento de Lula na Presidência é aprovado por 65%, enquanto 29% discordam o modo de governar de Lula. Ainda de acordo com a Quaest, a maioria (60%), considera que o governo Lula será melhor do que o de seu antecessor. Outros 27% disseram que será pior, 8% afirmaram que será igual e 5% não responderam.

Para fazer o levantamento, o instituto entrevistou, ao vivo, 2.016 pessoas entre 10 e 13 de fevereiro, percorrendo 120 municípios. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais.

Da Redação, com Folha e 247

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia