O PT está prestes a cometer um erro histórico

Um ministério chave pro nosso futuro vai parar nas mão da direita?


O martelo ainda não está batido – o próprio Lula ainda teria dúvidas – mas diversas fontes garantem que o Ministério das Comunicações vai parar nas mãos do União Brasil.


O anúncio está sendo preparado para amanhã. Se isso de fato acontecer, é um potencial desastre colossal.

O União Brasil é presidido por Luciano Bivar, ex-dono do PSL, partido que acolheu e elegeu Jair Bolsonaro em 2018. O PSL, hoje, faz parte do União Brasil, junto com o DEM.

O que está em jogo nesse ministério é tão importante quanto o que se discute em ministérios-chave como Economia, Saúde, Educação e Meio Ambiente, sem nenhum exagero.

Todo (TODO) o debate sobre nossa democracia (os abusos das emissoras estilo Jovem Pan, as fake news, o uso do zap como arma de destruição de mentes em massa) passa por esse ministério.

É sobretudo nele onde tudo será debatido para mudar – ou onde tudo permanecerá como está. Para se ter ideia do poder desse ministério, foi por ele, na gestão Bolsonaro, que o Brasil fez um acordo com o Elon Musk para que o tresloucado dono do Twitter pudesse entupir a Amazônia com seus satélites privados. Onde irá parar nossa soberania em todas essas áreas nas mãos da direita entreguista brasileira?

Elon Musk e os deslumbrados.

A quem interessa o atual quadro? Àqueles que, na próxima bifurcação da vida política, colocarão novamente a faca no pescoço da esquerda brasileira. Parece que não aprenderam nada.

Queremos debater regras mais claras para rádio e TV para evitar que uma concessão pública seja usada abertamente para pedir golpe de estado? Isso passa por ali.

Moderar o poder quase ilimitado e sem controle das mega plataformas digitais – Google, Meta, Twitter? Passa por ali.

O PT vai deixar na mão da direita o ministério responsável por elaborar e colocar na rua as políticas públicas que podem garantir o mínimo de diversidade e pluralidade nas comunicações do Brasil.

Vai deixar essa tarefa nas mãos de pessoas despreparadas (no mínimo) ou de lobistas das mega corporações de tecnologia e das grandes empresas de jornalismo?

Vai deixar na mão de partidos que historicamente estão ligados ao coronelismo midiático regional onde tudo pode e onde a balança pende sempre pro mesmo lado?

O União Brasil não é só a barriga de aluguel que pariu Bolsonaro.
O União Brasil também é o DEM.
O DEM é o PFL.
O PFL é a Arena.
Precisa explicar?

O que está em jogo, também, é o possível fomento a um novo modelo de jornalismo no país. É isso ou deixar tudo nas mãos dos barões da imprensa, dos senhores das “escolhas muitos difíceis”, daqueles que se ajoelharam aos pés de Paulo Guedes, dos representantes do “mercado” – os bancos e financeiras, as construtoras e os fazendeiros que são donos de veículos de comunicação.


O que está em jogo é a discussão atrasada – em no mínimo meio século – que vem da concentração de poder dos meios de comunicação aos disparos em massa no zap; do faroeste das redes operadas de modo pirata às milhões de visualizações no You Tube de gente abertamente pedindo GOLPE DE ESTADO ou incitando pessoas a assassinatos e atentados terroristas impunemente.

Isso pra não falar das políticas de universalização do acesso à internet, fazer a rede chegar aos mais pobres, que são estratégicas para garantir inclusão e acesso à informação. Sem isso, a epidemia de fake news jamais passará.

Como eu disse, o anúncio está sendo preparado.
Compartilhe esta mensagem ao máximo! Quem sabe ainda dá tempo de mudar esse erro histórico.

Leando Demori

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia