Para reforçar o enfrentamento à Covid-19, SVO´s de Recife e Caruaru recebem reformas


Em consonância com a estratégia de enfrentamento à pandemia da Covid-19, do Governo de Pernambuco, o Gabinete de Projetos Estratégicos (Gape), responsável por supervisionar e executar obras e empreendimentos, concluiu, no dia 30 de dezembro, a reforma e ampliação das instalações dos Serviços de Verificação de Óbitos (SVO) de Caruaru, no Agreste e do Recife, na RMR

 

Localizada no anexo do Hospital Regional do Agreste (HRA), no km 130 da BR-232, a unidade do SVO de Caruaru passou por intervenções, tanto nas áreas de acesso ao público, quanto nos locais de recebimento e exame de cadáveres. Foram reformadas e ampliadas as salas de recepção, assistência social, de amostras e da câmara fria, vestiários, acesso para recebimento de corpos, copa, dormitórios e área de repouso médico. Também foram implantadas novas salas para necropsia e guarda de custodiados, além de aquisição de novos aparelhos de ar condicionado, mesas de necropsia, bancadas de aço inox e instalação de sistema de exaustão.


Os serviços de engenharia ainda incluíram melhorias gerais como substituição dos pisos antigos por cerâmicas (área social), aplicação de revestimentos à base de resina epóxi, pintura e reforma das instalações elétricas e hidro-sanitárias, além da construção de lixeira com separação de lixo comum e infectado. Para facilitar o acesso à unidade, também foi realizada a pavimentação da área externa (estacionamento) com intertravados, drenagem e melhoria de iluminação. Ao todo, foram investidos na unidade R$ 1,24 milhões.


Já no caso da unidade localizada no Recife, anexa ao prédio de Anatomia e Patologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), as intervenções promoveram reformas e ampliações nas áreas da recepção ao público, coordenação, salas dos auxiliares, do sanitarista, dos médicos, salas de necropsia, vestiários, de amostras e de recebimento de corpos. Os trabalhos também contemplaram a aquisição de novos aparelhos de ar condicionado, mesas de necropsia, construção de lixeira e depósito para lixo comum e infectado, além da recuperação do sistema de exaustão, com a substituição de dutos. Melhorias gerais, como substituição dos pisos antigos por cerâmica e aplicação de revestimentos à base de resina epóxi, pintura e reforma das instalações elétricas e hidrossanitárias também foram realizadas. Os investimentos para a realização dos serviços foram de R$ 630 mil.


“Por conta da emergência de saúde pública e aumento do volume de trabalho dessas unidades, o governador Paulo Câmara prontamente nos demandou ações de apoio para proporcionar um melhor fluxo de trabalho e um ambiente mais eficiente e seguro para os profissionais”, disse o chefe do Gabinete de Projetos Estratégicos, Renato Xavier Thièbaut. “Para auxiliar no funcionamento dessas unidades, prezando pela manutenção dos serviços operacionais durante a execução das obras, também realizamos a locação de containers refrigerados”, afirmou.  


O SVO tem como objetivo realizar necropsia nos óbitos de causa natural, sem esclarecimento de Causa Mortis. A vigilância do óbito envolve ações de notificação, investigação, análise da evitabilidade, identificação dos determinantes e recomendações que visam nortear as ações e políticas de saúde.

GAPE - O Gabinete de Projetos Estratégicos tem como atribuições desenvolver e gerir ações e programas para implantação de projetos estratégicos para o Estado, em articulação com a União, outros estados e municípios, supervisionar e executar obras e empreendimentos, autorizar a elaboração de projetos básicos e executivos de engenharia, entre outras atividades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Filho deve substituir Aragão candidato em Santa Cruz