Planalto intensifica ofensiva para atrair MDB e cogita ministério para Temer

Por Igor Gadelha, CNN 

Ex-presidente Michel Temer pode ser indicado como ministro das Relações Exteriores
Foto: CNN Brasil (10.ago.2020)

Integrantes do Palácio do Planalto intensificaram, nos últimos dias, a ofensiva para atrair o apoio de deputados do MDB à candidatura do líder do Progressistas, Arthur Lira (AL), à presidência da Câmara e para firmar a legenda na base aliada do governo.

Hoje, os emedebistas compõem, em tese, o grupo do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), adversário de Lira. O presidente nacional e líder do MDB na Casa, Baleia Rossi, é um dos que se articulam para ser o candidato de Maia na disputa.

Leia também:
Para tentar fisgar os emedebistas, integrantes do Planalto passaram a procurar deputados da sigla. Na negociação, oferecem liberação de emendas parlamentares do Orçamento e apadrinhamento de recursos e obras tocadas por ministérios.

Temer ministro

Em outra linha, militares do governo Bolsonaro acenam ao MDB com a possibilidade de o ex-presidente Michel Temer, uma das principais lideranças do partido, ser indicado ministro das Relações Exteriores no lugar de Ernesto Araújo.

A avaliação de generais é de que a nomeação de Temer ajudaria não só a amarrar o MDB na base aliada do governo, como a aproximar o Brasil do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, com quem Temer teria uma boa relação.

Aliados articulavam um almoço entre Bolsonaro e Temer com a comunidade libanesa nesta terça-feira (15), em São Paulo. A convite de Bolsonaro, o emedebista liderou a missão que levou ajuda humanitária ao Líbano em agosto. O encontro, porém, acabou adiado para janeiro por problemas no local em que ocorreria.

Recentemente, ofensiva do Planalto conseguiu que o Republicanos abandonasse o grupo de Maia e lançasse candidatura independente de seu presidente nacional, deputado Marcos Pereira (SP), ao comando da Câmara na disputa de 1º de fevereiro.

Interlocutores e aliados de Temer disseram à CNN que o ex-presidente não recebeu convite formal do Planalto para assumir um ministério e que só deve se pronunciar sobre o assunto caso haja algo concreto.

Procurado oficialmente, o Planalto ainda não respondeu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia