Pesquisa aponta que 78% das famílias brasileiras têm no cartão de crédito sua principal dívida

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, feita pela CNC com 18 mil consumidores em todas as capitais do Brasil e no Distrito Federal, divulgado pela coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo

[Pesquisa aponta que 78% das famílias brasileiras têm no cartão de crédito sua principal dívida]
Foto : Divulgação

Por João Brandão

O vilão das famílias brasileiras no vermelho segue sendo o cartão de crédito: é apontado como o principal tipo de dívida por 78% dos endividados, seguido por carnês (16%) e financiamento de veículos (11%), de acordo com os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, feita pela CNC com 18 mil consumidores em todas as capitais do Brasil e no Distrito Federal, divulgado pela coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

De acordo com o BC, a taxa de juros do cartão de crédito subiu de 286% para 290% ano ano para aqueles que pagam no rotativo o valor mínimo de 15% da fatura total. Em janeiro de 2019, esse percentual era de 263%.

O percentual de famílias brasileiras que relataram ter dívidas com cartão de crédito, cheque pré-datado, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pssoal, prestação e seguro de carro alcançou 65,1% em fevereiro de 2020.

Caiu marginalmente em relação aos 65,3% observados em janeiro de 2020 e aos 65,6% registrados em dezembro de 2019. Mas é bem superior ainda aos 61,5% verificado há um ano, ou seja, em fevereiro de 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Em 2020, Governo Bolsonaro gastou R$ 15 milhões em leite condensado