Postagens

Mostrando postagens de Junho 30, 2019

Não, o artigo 142 da Constituição não permite que Bolsonaro decrete intervenção militar

Imagem
Por Amanda Ribeiro Aos Fatos

Uma série de publicações nas redes sociais passaram a reivindicar que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) decrete uma “intervenção militar constitucional” com base no artigo 142 da Constituição. O pedido, porém, parte de uma leitura distorcida do artigo, que determina as funções das Forças Armadas, mas não prevê qualquer possibilidade de tomada do poder pelos militares. Segundo afirmam as publicações, o artigo 142 possibilitaria o fechamento do Congresso Nacional e do STF (Supremo Tribunal Federal), instituições tidas por bolsonaristas como empecilhos ao avanço de medidas propostas pelo governo. Para os defensores da tese, o trecho da Constituição conferiria ao presidente poder de convocar as Forças Armadas para garantir a lei e a ordem e defender o país de seus inimigos, viabilizando, assim, uma “intervenção militar constitucional” e uma “limpeza ética”. Porém, na verdade, o artigo 142 — ou qualquer outro trecho da Constituição — não prevê a possibilidade de um…

SDA entrega cisternas, kits produtivos e sistemas de irrigação no Sertão do Pajeú

Imagem
Governo de Pernambuco entregou, neste domingo, 23 unidades de cisternas e kits produtivos a agricultores e agricultoras familiares de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, e anunciou a construção de mais 77 unidades, ampliando para 100 o número de famílias beneficiadas no município. Os equipamentos fazem parte do Programa Pernambuco Mais Produtivo, que prevê ainda a capacitação das famílias para a produção de alimentos e geração de renda.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Dilson Peixoto, a entrega dos sistemas representa o compromisso do Governo de Pernambuco com a agricultura familiar. "Houve um tempo no Brasil que se dizia que o povo devia ser deslocado do Sertão, que não havia como conviver com seca. Mas felizmente isso começou a mudar quando começamos a desenvolver políticas públicas de convivência com o semiárido, no governo do presidente Lula, hoje injustamente preso. E fico feliz em ver que estamos conseguindo trabalhar com os agricultores. Essa …

Governadores do Nordeste pedem liberdade de Lula e afastamento de Moro e procuradores

Imagem
Carta divulgada neste domingo cobra apoio de magistrados para que vazamentos sejam investigados e pede anulação do julgamento ilegal do ex-presidente
por Redação RBA
MARCOS CORRÊA/PR Moro e Bolsonaro: "São vidas de seres humanos e suas histórias que se revelam alteradas em julgamentos fora das regras constitucionais, legais e éticas"
São Paulo – Os governadores do Nordeste divulgaram, na manhã deste domingo (30), uma carta sobre os diálogos entre membros do Judiciário e do Ministério Público, publicados pelo site The Intercept Brasil e outros veículos de comunicação. No documento, eles cobram “a pronta e ágil apuração de tudo, com independência e transparência”. Leia a íntegra da carta:
“CARTA DOS GOVERNADORES DO NORDESTE 30 de junho de 2019
ABUSOS DEVEM SER INVESTIGADOS
As seguidas revelações de conversas e acordos informais entre membros do Judiciário e do Ministério Público, em Curitiba, divulgadas pelo TheIntercept.com e outros veículos de comunicação, são de muita gravidade. As…

Exame da OAB: confira o gabarito oficial preliminar da prova objetiva

Imagem
O teste, aplicado neste domingo (30/06/2019), teve 80 questões e tem caráter eliminatório
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
GABRIELLA FURQUIM METRÓPOLES
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou na noite deste domingo (30/06/2019) o gabarito preliminar oficial da prova objetiva da primeira fase do 29º Exame de Ordem Unificado.
O teste, composto por 80 questões, tem caráter eliminatório. Confira o gabarito completo aqui.
As perguntas eram de múltipla escolha sobre temas como Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.
A divulgação do resultado final da primeira etapa está prevista para o dia 26 de julho. A segunda fase será no dia 12 de agosto.

MOTOCROSS DE BARRA DE SÃO MIGUEL

Imagem

Crase: objeto direto, adjunto adverbial e superdica

Imagem
Por Dad Squarisi*Correio Braziliense
“A crase não foi feita pra humilhar ninguém.” A frase de Ferreira Gullar fez escola. José Cândido de Carvalho adaptou-a para o sinalzinho de pontuação responsável por um mar de vítimas. “A vírgula”, escreveu ele, “não foi feita pra humilhar ninguém”. É verdade. Uma e outra têm papel definido. Contribuem para a clareza da mensagem. Dois casos servem de exemplo. Um Circula na internet uma brincadeirinha divertida. Ela joga com os diferentes sentidos decorrentes da presença ou da ausência da crase. Veja: Se você me desse a tarde, eu alegremente a trocaria por uma crase. Do jeito que está, a tarde funciona como objeto direto. Ela completa o sentido do verbo dar. A gente dá alguma coisa — dinheiro, presente, boa notícia. No caso, a pessoa dá a parte do dia em que o Sol começa a voltar pra casa. Belo e poético presente. Mas o receptor se dispõe a abrir mão dele. Prefere trocá-lo por algo que não está expresso, mas apenas subentendido: Se você me desse à tarde,…

Governo Bolsonaro perdeu o 1º round

Imagem
Jornal do Brasil GILBERTO MENEZES CÔRTES, gilberto.cortes@jb.com.br
Antes de completar seis meses, ou o 1º de 8 rounds (cada semestre vale um round no mandato de 4 anos), o governo Bolsonaro já beijou a lona. Não estou falando do vexame de um sargento da FAB fazer tráfico de 39 kgs de cocaína num dos aviões da comitiva presidencial que ia fazer escala na Espanha, a caminho da reunião do G-20, em Tóquio. Detido na Alfândega espanhola, forçou o avião que conduzia o presidente pousar em Portugal para não agravar o incidente. O fato apenas redobra a exigência de vigilância mais rigorosa nas comitivas presidenciais. 
Em 1988, estava em Moscou, na era Gorbachev, em viagem pela Andima (que virou Anbima ao se fundir com a Anbid) e soube da boca de um diplomata que integrava a comitiva do presidente José Sarney e hoje é embaixador, que o mesmo (não o presidente) ia aproveitar o carreto para trazer fardas militares e outras recordações históricas do regime soviético que já estava se desmoronando (…

“Poderia ter sido fatal”, diz prefeito ferido em explosão de fogueira

Imagem
Rogério Lins, de Osasco (SP), e a mulher, Aline, tiveram queimaduras em 14% do rosto e nos braços em acidente em festa junina na cidade

DA REDAÇÃO Metrópoles
‘Poderia ter sido fatal”, desabafou neste domingo (30/06/2019) o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), após a explosão de uma fogueira durante festa junina na cidade, na última sexta-feira (29). Ele e a mulher, Aline, tiveram queimaduras graves de 1º e 2º graus em 14% do rosto e braços. “Foi uma fração de segundos, uma forte explosão”, falou Rogério em declaração filmada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco a pedido do site G1. O casal está internado em estado estável no Hospital Municipal Antônio Giglio, em Osasco.
O prefeito revelou também que, no caminho para a festa, as filhas – de 10 e 5 anos – pediram para acender com ele a fogueira. Rogério Lins conta que perdeu os sentidos com a explosão e só acordou na ambulância. Quando recobrou a consciência, o prefeito afirmou que imediatamente pensou na conversa com …

Palavras que edificam

Imagem
Castelo Forte
Harpa Cristã sob nº 581
Hino de autoria do grande reformador Martinho Lutero por volta do ano de 1521.


Castelo Forte I Castelo forte é nosso Deus, amparo e fortaleza Com seu poder defende os seus na luta e na fraqueza Nos tenta Satanás com fúria pertinaz Com artimanhas tais e astúcias tão cruéis Que iguais não há na Terra II A nossa força nada faz, estamos, sim, perdidos Mas nosso Deus socorro traz e somos protegidos Defende-nos Jesus , o que venceu na cruz O Senhor dos altos céus E sendo também Deus Triunfa na batalha III Se nos quisessem devorar demônios não contados Não nos podiam assustar nem somos derrotados O grande acusador dos servos do Senhor Já condenado está, vencido cairá Por uma só palavra IV Que Deus a luta vencerá, sabemos com certeza E nada nos assustará com Cristo por defesa Se temos de perder: Família, bens, poder E, embora a vida vá, por nós Jesus está E dar-nos-á seu reino.
Evang. Dário gomes de Araujo