SDA entrega cisternas, kits produtivos e sistemas de irrigação no Sertão do Pajeú


Governo de Pernambuco entregou, neste domingo, 23 unidades de cisternas e kits produtivos a agricultores e agricultoras familiares de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, e anunciou a construção de mais 77 unidades, ampliando para 100 o número de famílias beneficiadas no município. Os equipamentos fazem parte do Programa Pernambuco Mais Produtivo, que prevê ainda a capacitação das famílias para a produção de alimentos e geração de renda.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Dilson Peixoto, a entrega dos sistemas representa o compromisso do Governo de Pernambuco com a agricultura familiar. "Houve um tempo no Brasil que se dizia que o povo devia ser deslocado do Sertão, que não havia como conviver com seca. Mas felizmente isso começou a mudar quando começamos a desenvolver políticas públicas de convivência com o semiárido, no governo do presidente Lula, hoje injustamente preso. E fico feliz em ver que estamos conseguindo trabalhar com os agricultores. Essa é a grande missão da Secretaria: ouvir os agricultores, os sindicatos, os movimentos sociais e os prefeitos para aproximar as nossas políticas das necessidades dos agricultores", destacou.


Para o coordenador do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), Expedito Brito, as cisternas são um ensinamento da natureza. "Para quem diz que é impossível conviver com o semiárido, basta prestar a atenção na simbologia do umbuzeiro, árvore da caatinga que acumula água no seu caule para usar na estiagem. Se a caatinga já faz isso há tanto tempo, porque não podemos fazer também?", comparou.

De acordo com o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, o momento é de renascimento da agricultura no município. "Nós estamos assistindo o renascimento da agricultura aqui no município. Temos hoje aqui em São José do Egito um sindicato (de trabalhadores rurais) ativo, um governo ativo, com um povo ativo, uma Prefeitura ativa, uma Câmara Municipal ativa e todo mundo cobrando e fazendo tudo aquilo que é necessário", ressaltou.

A cerimônia de entrega dos sistemas contou com a presença ainda do secretário-executivo de Agricultura Familiar, Gleybson Neves, do coordenador do programa Garantia-Safra, Tarcísio Pontes, do gerente de Processos Agroecológicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Mailson Pedro Rodrigues, vereadores e secretários do executivo municipal.

AFOGADOS DA INGAZEIRA

A agenda da SDA no Sertão do Pajeú contemplou ainda a entrega de 50 kits de irrigação (compostos por caixas de mil litros, bomba e tubulação para 200 metros quadrados), 200 mudas de umbuzeiro e 25 mil raquetes de palma aos agricultores de Afogados da Ingazeira, em evento com o prefeito José Patriota, durante a programação da XV Expoagro, realizada neste fim de semana.

"Quero agradecer o apoio que temos recebido da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, que está sempre com as portas abertas para o povo de Afogados", agradeceu Patriota.

Crédito das fotos: Edilson Júnior - SDA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia