Programa Atitude completa 8 anos de atenção integral a usuários sob ameaça

O Programa ATITUDE completa 8 anos, nesta terça-feira (dia 3). São 8 anos de atenção integral aos usuários de álcool, crack e outras drogas e a seus familiares. É um dos únicos programas no país a trabalhar, efetivamente, com a política de redução de danos. Na sua trajetória, recebeu reconhecimento nacional e internacional, serviu de base de pesquisas científicas e discussão sobre o tema, além do principal: o acolhimento nos seus serviços de 23.242 pessoas, em Pernambuco, com foco prioritário àqueles que vivem sob ameaça de violência. 

O Programa ATITUDE é o caminho para aqueles que se encontram em dificuldades por causa do uso abusivo de drogas, normalmente, o crack. O programa oferece acolhimento em quatro modalidades de atuação. O ATITUDE nas Ruas é proativo: tem o objetivo de intervenção psicossocial e socioambiental. Como o nome diz, é itinerante e vai às praças, escolas, bares, ruas e comunidades. Cada equipe é formada por psicólogo ou assistente social, educador social e motorista. Acompanha 50 pessoas. 

O Centro de Acolhimento e Apoio é uma casa de passagem, que funciona 24 horas e pode acolher o usuário e familiares. O local oferece higiene básica, repouso e um contato mais aprofundado com o programa. O Centro e Acolhimento Intensivo é um espaço de proteção integral ao usuário e sua família, que possibilita permanência por até seis meses. 

O Aluguel Social é a quarta modalidade do ATITUDE e oferece um benefício de moradia ou república, para o usuário e a família. O tempo de permanência é de seis meses e pode ser renovado por igual período. O Programa ATITUDE possui unidades no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, no Cabo de Santo Agostinho e em Caruaru.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROFESSORA INDIGNADA ESCREVE AO BLOG DO JAIRO GOMES