Ministério da Saúde classifica Postos de saúde de Santa Cruz do Capibaribe como ruins e regulares



Uma portaria do Ministério da Saúde revela a situação preocupante da Saúde Pública do Município de Santa Cruz do Capibaribe. Publicada nesta segunda-feira (20), a portaria nº 874 de 10 de maio de 2019 traz as notas de 100% das equipes que aderiram ao 3º Ciclo do PMAQ-AB. São elas as equipes de Atenção Básica (eAB); eAB com Saúde Bucal e as equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família; e Atenção Básica (NASF-AB).

Periodicamente, as Unidades Básicas de Saúde passam por uma avaliação através do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e, de acordo com a qualidade do serviço prestado recebe uma classificação e passa a receber recursos para serem investidos na melhoria da qualidade do atendimento, mas em Santa Cruz do Capibaribe estes recursos vêm diminuindo porque todos os postos de Saúde do município estão avaliados como ruins ou regulares. Vale destacar que os resultados podem ser considerados como: RUIM, REGULAR, BOM, MUITO BOM e ÓTIMO e que quanto melhor for a avaliação, mais recursos o município recebe do Ministério da Saúde para manter as unidades.

Veja a seguir os resultados das avaliações dos postos de saúde de Santa Cruz do Capibaribe:


A avaliação negativa dos postos de saúde do município de Santa Cruz do Capibaribe é resultado da falta de investimentos. Para se ter uma ideia, até esta segunda-feira, 20 de maio de 2019, a distribuição de medicamentos nos postos foi feita uma única vez e em pouquíssima quantidade. Além disso faltam os materiais mais básicos que se possa imaginar, como copos descartáveis para beber água, vassouras para a limpeza dos postos, entre outros que dá até vergonha de citar.

O município também tem hoje três prédios construídos com recursos do Governo Federal que estão prontos há cerca de seis meses, mas estão fechados e os postos de saúde estão funcionando em prédios alugados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia