Sertão do Itaparica recebe 12ª edição da Caravana da Educação


Realizado em conjunto com a reunião de Pactuação de Metas 2018, o circuito de atividades esportivas, culturais e pedagógicas aportou, nesta sexta-feira, no município de Floresta

FLORESTA – Após anúncio dos resultados do IDEPE na manhã de ontem, a Pactuação de Metas 2018 foi a pauta principal no município de Floresta, nesta sexta-feira (29.06), visando o desenvolvimento educacional do Sertão do Itaparica. E como aconteceu em todas as edições, o governador Paulo Câmara fez questão de acompanhar a reunião, assim como as atividades dos Polos Esportivo e Cultural da Caravana da Educação, realizadas na EREM Capitão Nestor Valgueiro e na EREM Deputado Afonso Ferraz, respectivamente. O objetivo da ação é definir as metas do ano, aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual.

“A nossa educação, hoje, está no caminho certo. Um caminho trilhado, compactuado e conversado, onde nós traçamos as nossas metas e as superamos. E isso foi possível porque contamos com a ajuda de muita gente, dos gestores, professores, alunos e toda a comunidade escolar envolvida, e em conjunto com os municípios. Quando se tem parcerias, as coisas acontecem. E a gente mostra ao Brasil que podemos fazer a diferença quando se tem foco e determinação”, destacou Paulo.

Divididas em três polos - Esportivo, Cultural e Central - as ações da Caravana envolvem centenas de estudantes da rede e de toda a comunidade escolar. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, oficinas, recitais e atividades de leitura movimentaram os polos Esportivo e Cultural. No início da tarde, os estudantes terceiranistas das escolas da regional participaram do Polo Central, na EREM Deputado Afonso Ferraz, onde houve apresentação e explicação dos projetos “Enem, Tá Ligado?” e “PE no Campus”.

“Pernambuco alcançou, em 2015, o primeiro lugar no IDEB, com a nota 3,9. E estamos aguardando a divulgação do Ministério da Educação com o resultado de 2017, que sairá no final de agosto. Em relação ao IDEPE, saímos de 4,1, em 2016, para 4,9, em 2017. Um patamar muito acima dos resultados que tivemos há anos atrás. E essa regional teve um desempenho de 5,06, superando a média do Estado. Não podemos deixar de destacar esse desempenho extraordinário”, parabenizou o secretário de Educação, Fred Amâncio.

PACTUAÇÃO - Importante momento de discussão das metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação, a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) e as escolas, a reunião de Pactuação de Metas 2018 agregou os gestores de todas as escolas ligadas à Gerência Regional de Educação (GRE) do Sertão do Submédio São Francisco, para que todos conheçam suas metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). O encontro foi realizado na EREM Capitão Nestor Valgueiro.

FEM - Na ocasião, o governador autorizou a liberação de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM), no valor de R$ 1.300.956,22, referentes aos Planos de Trabalho do FEM 2015. O investimento será aplicado na pavimentação granítica de diversas ruas na sede do município de Floresta, contemplando passeios públicos, rampas de acessibilidade e sinalização viária vertical; construção do muro, fossa e sumidouro da creche Proinfância tipo c; além de aquisição de material permanente para a Secretaria de Políticas da Mulher local. Além disso, o governador também assinou a liberação de R$ 250.000,00 para aquisição de quatro ambulâncias que irão atender o município, nas localidades da Agrovila 6, da região da Malhada Vermelha, o distrito de Airi e o distrito de Nazaré do Pico.

O prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz, felicitou os feitos da educação e reafirmou a importância do investimento na região. “Primeiramente gostaria de parabenizar a Gerência Regional e ao Governo do Estado pela educação da nossa região. Em segundo lugar queria agradecer pelos recursos liberados. Eles nos ajudarão a concluir obras e ações para nossa terra. Tudo isso só comprava a atenção do governador com nosso município”, disse.

Acompanharam o governador também a deputada federal Luciana Santos; os deputados estaduais Rodrigo Novaes e Nilton Mota; o secretário estadual de Saúde, Iran Costa; o presidente da Compesa, Roberto Tavares; o vice-prefeito de Floresta, Pedro Vilarim; o prefeito de Carnaubeira da Penha, Doutor Manoel; a gestora da GRE Sertão do Submédio do São Francisco, Dilma Marques; e a gestora da EREM Capitão Nestor Valgueiro, Nery Novaes Sobrinha, além de demais autoridades políticas da região.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI

Comentários

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Obras da PE-160 seguem em ritmo acelerado

CARLINHOS DA COHAB: "Sou um soldado do grupo e pronto para defender a candidatura de Zé e pedir voto pra ele"

Corpo de Guilherme Uchoa é velado na Assembleia Legislativa de PE

MORO DESOBEDECE TRF-4 E NÃO SOLTA LULA