Tentativa de incluir vereadores na janela partidária enfrenta forte resistência na Câmara

Se aprovada, medida permitirá que vereadores possam trocar de partido sem perder mandato; proposta acabou não sendo votada

Igor Gadelha e Isadora Peron, O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - A tentativa de incluir vereadores na janela que permitirá a deputados federais e estaduais trocarem de partidos sem risco de perderem seus mandatos enfrentou forte resistência no plenário da Câmara na noite desta terça-feira, 6. Parlamentares da base aliada e da oposição criticaram duramente a medida, que chegou a ser chamada de "excrecência". Sem acordo, a proposta acabou não sendo votada.

A tentativa de incluir os vereadores na janela partidária, que começa nesta quarta-feira, 7, foi encabeçada pela deputada federal Renata Abreu (SP), presidente nacional do Podemos. Ela quis aprovar a medida por meio de emenda ao projeto do deputado Vicente Cândito (PT-SP), que regulamenta e estabelece regras para mecanismos de exercício da soberania popular, entre eles, plebiscito, referendo e projetos de iniciativa popular.

Sessão na Câmara dos Deputados. Foto: Adriano Machado/Reuters

"Essa emenda é uma excrecência, uma janela da janela", afirmou o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE). O partido dele seria um dos prejudicados pela janela. Renata Abreu tenta atrair, por exemplo, o vereador de São Paulo Mário Covas Neto para a legenda que preside. Neto de um dos fundadores do PSDB, o vereador anunciou nessa semana que se desfiliará do partido, que já anunciou que vai pedir na Justiça o mandato dele.

Para o deputado Esperidião Amin (PP-SC), a aprovação da janela para vereadores seria um "desastre moral". "Essa emenda é um jabuti. São coisas díspares", criticou Edmilson Rodrigues (PSOL-PA). "Não podemos votar uma vergonha dessas. A janela abre amanhã para deputados porque estamos no 4º ano de mandato. Os vereadores estão há somente um ano. Isso é um casuísmo", afirmou Genecias Noronha (SD-CE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paulo Câmara: Não vamos desistir do Brasil e mostraremos essa resistência em Pernambuco

Na tarde desta sexta-feira, o líder socialista reuniu prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas para reafirmar o compromisso com Ferna...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS