Diaconia comemora 50 anos com momento histórico em Afogados da Ingazeira


Completando meio século de atuação na próxima sexta-feira (28), a ONG Diaconia celebra a data de forma histórica em Afogados da Ingazeira (PE), com o dia inteiro de atividades. Este ano, o principal motivo para comemorar é a entrega de um terreno onde funcionará a sede própria para as atividades no Sertão do Pajeú.

O projeto de lei, enviado pelo Executivo, foi aprovado na última sexta (21) pela Câmara de Vereadores. O novo prédio, localizado no bairro São Cristóvão, irá contar com tecnologias de convivência com o Semiárido que são algumas das marcas registradas da instituição: cisterna, biodigestor e sistema de reuso de água. A estrutura também terá maior espaço para reuniões e eventos.

Para a coordenadora político-pedagógica Waneska Bonfim, a parceria com a prefeitura significa um reconhecimento do poder público diante do trabalho realizado, e a perspectiva de ampliação das atividades na região.

“Comemorar os 50 anos em Afogados da Ingazeira tem muita simbologia para nós, pelas parcerias que a Diaconia construiu nessa caminhada com as famílias agricultoras, instituições, igrejas e os demais públicos com os quais ela se relaciona. É uma grande satisfação poder celebrar junto com a população do Sertão do Pajeú”, afirma Waneska.


A programação inicia às 8h30, com uma Sessão Solene em homenagem à instituição na Câmara dos Vereadores, em requerimento solicitado pelo vereador Augusto Martins, e encerra à noite, com um culto de gratidão no auditório do Hotel Brotas. De diversas regiões do Brasil e até do exterior, estarão presentes representantes de agências mantenedoras, Conselho Diretor e Fiscal e igrejas-membro, além de funcionários e ex-funcionários dos três estados de atuação da instituição.

Exposição - Como parte das comemorações, uma exposição sobre a história da Diaconia também vai chamar a atenção das pessoas que transitarem pela praça Monsenhor Arruda Câmara, a principal da cidade. A mostra reúne um pouco do acervo de textos, fotos, documentos históricos e depoimentos de transformação nas vidas de pessoas e comunidades. Assim como a comemoração, a exposição também começa em Afogados e percorre as demais áreas de atuação.

Diaconia - Organização social de inspiração cristã e sem fins lucrativos, a Diaconia nasceu em 1967, sendo composta por 11 Igrejas protestantes. A instituição atua em três estados da região Nordeste (Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará), apoiando mulheres, jovens, famílias agricultoras e membros de igrejas, tendo compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e digna para estas populações.

Programação:
28/07, em Afogados da Ingazeira
8h30: Sessão Solene na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira
11h30: Apresentação do terreno onde será construída a sede regional da Diaconia - bairro São Cristóvão
14h: Exposição “Diaconia 50 Anos - Servir para Transformar Vidas” - praça principal
19h: Culto em Ação de Graças pelos 50 anos da Diaconia - auditório do Hotel Brotas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara