UFPE QUER TRAZER INOVAÇÃO PARA TORITAMA


Uma banca de professores da Universidade Federal de Pernambuco estive presente em Toritama na manhã desta quarta-feira (25). Eles se reuniram no NTC-PE junto ao Prefeito, Edilson Tavares, o Presidente do Núcleo Gestor Fred Maia, e os secretários municipais da Educação Maria José Bezerra, do Planejamento e Gestão Filipe Lucena e da Agricultura e Meio Ambiente Hélio Lima. A banca estava composta pelo Diretor Adjunto de Inovação, Sérgio Aguiar, Zionam Rolim vice-diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e pelo Professor Doutor Oswaldo Lima Neto do Departamento de Engenharia Civil daquela universidade.

A intenção da reunião é firmar convênios entre a UFPE e o município de Toritama visando a aplicação de inovações nas áreas de gestão pública, planejamento urbano, meio ambiente, recursos hídricos, desenvolvimento econômico, saúde e educação. Ficou acordado que serão criados grupos de trabalho nessas áreas a fim de buscar soluções para atender as demandas da Capital do Jeans, oferecendo inovação tecnológica. Esta é a terceira reunião que acontece entre representantes da UFPE e da Prefeitura de Toritama neste mês de janeiro. A primeira reunião aconteceu com presença do Reitor Anísio Brasileiro que foi recebido pelo Prefeito Edilson, em Toritama.

O Prefeito alegou que o objetivo desses encontros é planejar os convênios para transformar Toritama um laboratório real para a universidade aplicar as melhores práticas de gestão e tecnologia. 

“Quero aproveitar todas as áreas de conhecimento para melhorar a qualidade de vida dos toritamenses”, disse Edilson Tavares.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Lima solicitou soluções para o meio ambiente, recursos hídricos e resíduos sólidos. Filipe Lucena, secretário da pasta de Planejamento e Gestão foi escolhido para coordenar o grupo de trabalho e criar os eixos de planejamento, entre eles o de mobilização do trânsito e plano diretor de desenvolvimento. A Secretária de Educação Maria José revelou necessidades de melhorar a formação através de qualificações de professores por meio da criação de um polo educação à distância no município e criar campanhas de conscientização sobre vários temas. Fred Maia, Presidente do NTC-PE se prontificou para participar como articulador de todo o processo que visa o desenvolvimento local. Durante a reunião um dos professores presentes alegou que o objetivo da UFPE é sair do muro pra rua levando conhecimento e aplicando tecnologias e soluções para a sociedade.

Ascom Prefeitura de Toritama

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia