No aniversário de São Paulo, Bixiga tenta resgatar tradição do bolo gigante

Vitor Serrano/Folhapress 

Marta Fuzinato, 42, prepara bolo do aniversário da cidade

FABRÍCIO LOBEL
FOLHA DE SÃO PAULO

Moradores do Bixiga, no centro de São Paulo, tentam neste ano resgatar uma tradição de mais de 30 anos: a montagem do bolo gigante de aniversário de São Paulo, quase esquecida desde 2009.

Sem patrocínio para a confecção do doce, a ideia para comemorar os 463 anos da capital paulista foi pedir a contribuição de moradores e das cantinas do bairro para fazerem bolos que na manhã desta quarta-feira (25) serão distribuídos ao meio-dia na rua Rui Barbosa (no número 300).

"Em sua origem, o bolo era uma contribuição das famílias do bairro. Com o tempo, foi crescendo e foi preciso ajuda de patrocinadores", diz Thais Taverna, 34, uma das organizadoras do bolo deste ano.

Thais é neta de Walter Taverna, 83, dono da cantina Conchetta, além de ser uma espécie agitador cultural do Bixiga. Durante anos foi ele quem organizou o bolo de aniversário do bairro.


L.C.Leit-25.jan.1991/Folhapress
Walter lembra com saudade a hora que chamava de "ataque ao bolo", quando o público avançava sobre o bolo. Em questão de segundos, já não havia mais nada sobre as mesas. "Aquilo era minha arma secreta, atraía gente e jornalista de todo canto".

A festa enfraqueceu em 2009, quando indústrias alimentícias decidiram cancelar a ajuda da festa. No ano anterior, comediantes do programa de TV Pânico incentivaram uma "guerra de comida" com o bolo. Para organizadores da festa, a desordem afastou financiadores.

Em 2017, o radialista Gleison Pego e a sua mãe Maria Pego, 61, cozinharam na tarde desta terça-feira (24) o bolo que doarão à festa. "Quando eu era menino, ficava na rua desde cedo, só à espera de pegar o bolo. Agora é minha vez de ajudar", diz Gleison.

A chef da cantina Mamma Celeste, Marta Fuzinato, 42, diz esperar que a mobilização deste ano retome o costume no bairro. "Tem que ter o bolo todo ano, já faz parte do aniversário de São Paulo."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia