O “modus operandi” de Cristo

Por Dário Gomes*
Fazendo uma simples análise da pessoa de Cristo, percebe-se o que o mesmo Senhor operou de muitas e variadas formas, a uns de uma maneira a outros de outra, mas sempre atendendo àqueles que lhe procuravam. Nos muitos milagres que operou, cada um teve a sua própria forma de operação, como se Ele sempre estivesse fazendo algo que ainda não tinha feito, cada milagre teve a sua própria particularidade.

Em Marcos capítulo 8 encontramos a seguinte narrativa:

Marcos 8:22-25

22 - E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse.

23 - E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa.

24 - E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam.

25 - Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente.

Porém no capítulo 10 do mesmo livro temos outra cura:

Marcos 10:50-52

50 - E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.

51 - E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.

52 - E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

O mesmo Jesus curando de uma mesma doença, duas pessoas, porém de forma tão diferente uma da outra, e isso é somente um, entre muitos exemplos.

Geralmente, quando se quer saber se o autor de várias obras se trata da mesma pessoa, observa-se o seu “modus operandi” .

Modus operandi (plural: modi operandi) é uma expressão em latim que significa "modo de operação". Utilizada para designar uma maneira de agir, operar ou executar uma atividade seguindo sempre os mesmos procedimentos.

Analisando a forma de agir nesse e em muitos milagres relatados na bíblia, com certeza ficaríamos sem saber quem foi o seu autor, porém um bom perito observaria que há um rastro que sempre delata o autor e o denuncia.

Embora em sua multiforme graça Jesus operou de forma diferente em cada necessidade, pode-se ver claramente que Ele usou o mesmo ingrediente na operação; em todos os milagres Ele foi impulsionado por sua compaixão e agiu com o mesmo sentimento: Seu imensurável Amor.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia