Professor processa Fundação Palmares por uso indevido de sua tese

Segundo estudioso do movimento negro, um trecho de uma dissertação sua teria sido utilizado fora de contexto em relatório que defendia o banimento de livros

Por Agência O Globo

Reprodução/redes sociais
Sérgio Camargo

Deivison de Campos, historiador e professor da Universidade Luterana do Brasil, move uma ação na Justiça Federal contra a Fundação Palmares, comandada por Sérgio Camargo. Segundo o pesquisador, estudioso do movimento negro, um trecho de uma dissertação sua teria sido utilizado fora de contexto no relatório da instituição que defendia o banimento de livros da biblioteca Oliveira Silveira.

Segundo os advogados Paulo Preti e Luana Pereira, que representam o professor, a ação pede a retirada do trecho, a publicação de nota de resposta no site da fundação e indenização por danos morais. A ação teve início em junho do ano passado. Nesta semana, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região negou um pedido de tutela antecipada para que o trecho fosse retirado do relatório.

Para Deivison, os trechos da sua dissertação "O Grupo Palmares (1971 - 1978)" teriam sido usados de forma a depreciar o movimento negro no relatório "Retrato do Acervo: Três décadas de dominação marxista na Fundação Palmares", de abril de 2021.

Na dissertação, o historiador pesquisou o Grupo Palmares, ligado ao movimento negro de Porto Alegre, do qual fez parte o poeta Oliveira Silveira. No trecho em questão, ele afirma que o grupo adotava "discurso subversivo que coloca em xeque conceitos estruturantes da sociedade brasileira como democracia racial, identidade e cultura nacional." No relatório, a citação é usada pela Fundação Palmares para classificar o grupo como "datado" e de "mentalidade revolucionária".

Segundo seu relato, quando o documento começou a circular, ele chegou a ser questionado por colegas por ter seu nome associado ao relatório:

— É um dos únicos textos citados. É um documento que foi produzido com o objetivo de acusar as gestões anteriores da fundação de estarem ligadas a esse delírio de marxismo cultural. Me recuso a ter meu nome associado a essa organização nesse contexto. Considero descabido esse uso — disse Deivison de Campos.

Leia também
A Justiça Federal em decisão de janeiro de 2021 proibiu que a Fundação Palmares se desfizesse do acervo em questão. A autarquia justificava a exclusão sob a justificativa de que grande parte delas era pautada por "revolução sexual, sexualização de crianças, bandidolatria e por um amplo material de estudo das revoluções marxistas e das técnicas de guerrilha". Títulos de Eric Hobsbawm, Caio Prado Jr., Celso Furtado, Karl Marx e Max Weber estavam entre os catalogados para doação.

Procurada, a Fundação Palmares ainda não se manifestou sobre a ação movida por Deivison de Campos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia