Mensagem de Agassiz Almeida a Felipe Santa Cruz, Presidente da OAB Nacional

No momento em que o inconsequente e cúmplice da tortura investido de mandatário da nação vomita baba do ódio na memória de Fernando Santa Cruz, assassinado por sicários nos porões da ditadura militar e o seu corpo lançado no desconhecido; um jovem que jamais torceu o caminho que traçou para si nem cedeu a tentações indignas, patenteio a você, Felipe, a minha solidariedade carregada de indignação. 

Da vida arrancaram os algozes da tirania militar, não apenas um jovem idealista, mas imensos sonhos de nossa geração que não temia enfrentar uma ditadura sanguinária, cujos crimes de lesa-humanidade ensanguentam a história do país. 

Enquanto isto, o falastrão do Planalto, perdido nas futilidades de cadeiras de bebê e normas de trânsito, desconhece a visão daqueles que marcaram a vida com grandeza. 

Em alguns momentos, vem-me à mente um sociopata trombeteando entre um hospício e uma escola infantil. 

Ao lado de Fernando Santa Cruz, comunguei os mesmos sonhos e abracei os mesmos ideais por um grande Brasil, ao nível de uma China, EUA e Rússia. Uma elite cruel e egoísta sepultou esta esperança. Os destinos dos povos florescem nas mãos da juventude que sabe olhar acima do seu tempo. 

Boquirroto presidente! Basta de acirrar o ódio entre os brasileiros, e saiba que jovens do quilate de Fernando Santa Cruz, tombaram por grandes causas, estão no panteão da posteridade, e os seus assassinos rolam como réprobos nas sarjetas dos tempos. 

O menino dos folguedos nas ruas de Recife, filho da valente dona Elzita, deixou uma lição de vida na mesma dimensão de um Peregrino de Carvalho, na Revolução de 1817, a resistir à fúria do absolutismo das tropas de Dom João VI. 

Presidente da OAB Felipe Santa Cruz 

A juventude carrega consigo a inquietude e a rebeldia. Só os Sancho Pança da ditadura militar e do desastrado governo atual desconhecem esta grandeza humana. 

Ressalte-se: Sempre existiu uma consciência moral da humanidade em enaltecer os que no curso dos tempos abriram caminho para as transformações sociais e políticas da sociedade humana. Frente à versão cretina do bufão palaciano, o nome de Fernando Santa Cruz cresce no julgamento da história. 

A turba de domesticados aos norte-americanos que nos governa jamais poderá mudar o curso da história. 

Saudações democráticas, 

Agassiz Almeida



*Agassiz Almeida, escritor, ativista dos direitos humanos, Promotor de Justiça, aposentado, ex-deputado federal constituinte, professor da UFPB. Autor das obras: "500 anos do povo brasileiro" (Ed. Paz e Terra), " A República das Elites" (Ed. Bertrand Brasil), "A Ditadura dos Generais" (Ed. Bertrand Brasil), "O Fenômeno Humano" (Ed. Contexto). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia