Postagens

Mostrando postagens de Novembro 4, 2018

Fátima Bezerra: “A resistência tem de se dar à luz da Constituição"

Imagem
por Sergio Lirio
Carta Capital
A futura governadora do Rio Grande do Norte, única mulher eleita para administrar um estado, analisa o papel da oposição a partir de 2019 Everton Dantas Fátima Bezerra venceu a oligarquia potiguar
A petista Fátima Bezerra não apenas saiu ilesa da onda bolsonarista e da fábrica de mentiras que impulsionaram o ex-capitão e seus aliados em diversas partes do País. Única mulher eleita para governar um estado, sua vitória no Rio Grande do Norte tirou de cena velhos oligarcas da região, os senadores José Agripino Maia e Garibaldi Alves Filho, e levou ao Congresso novas lideranças progressistas.
No fim das contas, em terras potiguares, famosa pela vanguarda na atuação política feminina, o tsunami em favor de Jair Bolsonaro não passou de marola. A convincente vitória nas urnas transforma a futura governadora em uma peça importante do novo tabuleiro político. E ela não foge da responsabilidade. “O PT continuará unido na defesa da cidadania”, afirma. “É da nossa es…

Enem tem menor percentual de faltantes desde 2009

Imagem
O percentual foi de 24,9% ausentes, segundo Inep
Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Brasília
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve o menor percentual de faltantes desde 2009, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 24,9%, o que representa cerca de 1,4 milhão de estudantes do total de 5,5 milhões de inscritos.
Até então a menor porcentagem de ausentes foi registrada em 2011, quando 26,4% não fizeram as provas. De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, o número final de faltantes será divulgado no segundo dia do exame, 11 de novembro. Aqueles que comparecerem no segundo dia de prova serão considerados presentes.
Para Soares, a redução das faltas se deve, entre outros motivos, pela mudança nas regras do exame. Os estudantes isentos que faltarem perderão a isenção no próximo Enem caso não justifiquem a ausência. Além disso, contribuiu o fato das provas serem realizadas em dois domingos e não mais em…

Redação do Enem 2018 sobre manipulação de dados na internet exige foco para alunos não fugirem do tema, dizem professores

Imagem
Tema da prova de redação foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no início da tarde deste domingo (4).
Por Ana Carolina Moreno e Elida Oliveira , G1

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 não trouxe surpresas aos professores de cursinhos ouvidos pelo G1. Mas, apesar de eles terem trabalhado o conteúdo em sala, eles dizem que será necessário que os estudantes mantenham o foco para que não fujam do assunto.
O tema é 'Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet' e foi divulgado às 13h47 deste domingo (4), no início do primeiro dia de provas.
Tema atual e abrangente, segundo os professores
De acordo com o professor de redação do Colégio pH Thiago Braga, o tema foi tratado na sala de aula, mas da forma como apareceu na prova é abrangente. "Ele pode estar voltado para política, consumo ou comportamento. Depende qual direção os textos de apoio vão apontar", falou.
"É um t…