Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 25, 2019

João da Costa é o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara do Recife

Imagem
Com o objetivo de dar contribuições para a sustentabilidade verde e desenvolvimento ambiental do Recife, o vereador João da Costa (PT) assume a presidência da Comissão de Meio Ambiente da Casa de José Mariano. Além do petista, estão no colegiado Goretti Queiroz (PSC) – vice-presidente da comissão – e Augusto Carreras (PSB), como membros titulares. 
O vereador João da Costa, que vai presidir os trabalhos no biênio 2019/2020, destacou a importância que a Comissão de Meio Ambiente terá nessa legislatura, sobretudo nas discussões em torno da revisão do Plano Diretor do Recife. O petista, ex-prefeito da capital pernambucana, ressaltou que a questão ambiental é central para o desenvolvimento sustentável da cidade.
"Recife é uma cidade cortada por seis rios, 66 canais e precisa ser discutida do ponto de vista da sustentabilidade. Portanto, na comissão, além de uma participação ativa nas discussões do novo Plano Diretor, também vamos trabalhar um plano de drenagem para a cidade, a quest…

Juiz de Sergipe derruba restrições a auxílio-mudança de deputados e senadores

Imagem
Ao não ver “qualquer ilegalidade”, Ronivon de Aragão, de Sergipe, suspendeu a decisão do colega Pedro Esperanza Sudário, que havia proibido o pagamento do benefício para deputados federais e senadores reeleitos ou que já morassem em Brasília
Rafael Moraes Moura/BRASÍLIA Estadão
Ronivon de Aragão. /Foto: Conselho da Justiça Federal/Reprodução
BRASÍLIA – O juiz federal Ronivon de Aragão, de Sergipe, decidiu derrubar as restrições impostas no pagamento do auxílio-mudança de deputados federais e senadores. Ao não ver “qualquer ilegalidade”, Ronivou suspendeu a decisão do colega Pedro Esperanza Sudário, que havia proibido o pagamento do benefício para deputados federais e senadores reeleitos ou que já morassem em Brasília (caso de deputado que virou senador ou vice-versa). Com a nova decisão, o benefício pode ser pago sem restrições aos parlamentares.
Conforme informou o Estado em 5 de janeiro, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) antecipou o pagamento de auxílio-mudança aos deput…

Adutora de Serro Azul é vistoriada de Palmares até Bezerros

Imagem
Em cumprimento às orientações do governador Paulo Câmara para que seus auxiliares acompanhem pessoalmente as obras em execução no Estado, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, esteve nesta sexta-feira (22), em Palmares, Mata Sul, vistoriando as obras do Sistema Adutor de Serro Azul, no trecho até a cidade de Bezerros, no Agreste.
Acompanhado do diretor Técnico e de Engenharia Rômulo Aurélio e engenheiros, o presidente conferiu o andamento dos serviços que estão 25% executados. Dos 58 quilômetros previstos de adutora, 16 foram concluídos. A meta é acelerar as intervenções para que a água de Serro Azul possa dar segurança hídrica a dez municípios do Agreste, se integrando às águas que já estão vindo do Rio São Francisco. 
“A melhoria do abastecimento de água é meta prioritária do governador Paulo Câmara. Depois de garantir recursos para a Adutora do Agreste, continuamos empenhados em fazer a maior integração possível, para que mais pernambucanos sejam beneficiados pelas obras do Go…

Pernambuco alcança a 4ª posição no Índice de Desenvolvimento dos Conselhos Municipais da Assistência Social

Imagem
Os sertões Central e do Pajeú são as regiões com resultados mais elevados de acordo com o índice, que é medido pelo Ministério da Cidadania

Pernambuco se destaca no Índice de Desenvolvimento dos Conselhos Municipais de Assistência Social e atinge a 4º posição, resultado que aponta para uma melhora nos indicadores ligados ao controle social entre o período de 2016 e 2017. O ID Conselho oferece aos conselheiros, gestores e técnicos da assistência uma ferramenta que permite identificar as diretrizes sugeridas para o processo de aprimoramento da qualidade das unidades dentro da perspectiva da melhoria do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).Os dados são divulgados pelo Ministério da Cidadania através do setor de Vigilância Social, da Secretaria Nacional de Assistência.
Para o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, os resultados evidenciam o fortalecimento dos conselhos municipais da assistência na atuação do controle social. “A resp…

Governo Bolsonaro: MEC pede que escolas toquem hino e leiam carta com slogan de Bolsonaro; advogados criticam

Imagem
Governo pede que escolas filmem alunos durante execução do hino e enviem arquivo para Brasília; MEC diz que cumprimento do pedido é voluntário e faz parte da política de valorização de símbolos nacionais.
André Shalders e Rafael Barifouse  Da BBC News Brasil em São Paulo
O Ministério da Educação (MEC) enviou um comunicado para diretores de escolas do País pedindo que, "no primeiro da volta às aulas", os alunos sejam perfilados para a execução do hino nacional e a leitura de uma carta do ministro Ricardo Vélez Rodríguez. O texto se encerra com o slogan da campanha eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PSL), "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos".
Vélez Rodríguez assina mensagem que MEC pede a  diretores que leiam aos alunos e funcionários Foto: ABR / BBC News Brasil
O MEC pede, ainda, que o momento seja filmado e o arquivo de vídeo, enviado ao governo.
Diz a mensagem: "Prezados Diretores, pedimos que, no primeiro dia da volta às aulas, seja lida a carta …

O que seria da física se a universidade fosse restrita a uma elite intelectual?

Imagem
Baseado na biografia de Michael Faraday, o professor Helinando Oliveira* prega a igualdade de oportunidade como meta da educação
Há um debate recorrente na sociedade sobre o papel da Universidade e o perfil dos universitários. E o foco evidentemente permeia a questão das cotas, dos pobres, da formação… Se a universidade for para uma elite intelectual, de fato, estaremos fechando suas portas para os mais pobres, os menos favorecidos. Sem os pobres na Universidade, o que a ciência perderia?
Para entender um pouco da complexidade desta pergunta, contaremos a história de Michael Faraday, um dos maiores experimentadores da história da ciência. Sua vida não foi conduzida por nobreza ou luxos – muito pelo contrário. Nascido em família pobre, Michael precisou abandonar os estudos aos 13 anos para trabalhar como entregador de livros. Mais tarde passou a encadernador, morando na casa de seu empregador. E mesmo em situação crítica, o interesse pelos livros guiou o jovem Faraday a um futuro bril…

13 mentiras em que todo mundo acredita

Imagem
Água mole fura, sim. Cânions e cavernas estão de prova. Por outro lado, fatos que parecem bem mais plausíveis não têm um pingo de reais. Por Da Redação Super Interessante
1. O homem veio do macaco  (Carlo Giovani/Superinteressante) Sabe aquela camiseta que mostra a evolução do homem a partir do macaco? Pois então, não é bem assim. A confusão acontece porque seres humanos e macacos têm, de fato, um mesmo ancestral. Estudos recentes indicam que, há mais de 6 milhões de anos, vivia em algum lugar da África uma espécie de primata que se dividiu em duas linhagens por conta de adversidades da natureza. De uma delas vieram os chimpanzés e bonobos atuais. Da outra, o homem. Ou seja, tivemos um antepassado comum. Tanto é que os nossos genes são 90% iguais.
No entanto, antes de chegar à forma atual, os hominídeos passaram por uma série de upgrades que teve início com o Australopithecus, há quase 4 milhões de anos. Ele já possuía postura ereta, locomoção bípede e arcada dentária próxima da que …

Parabéns...

Imagem
Hoje é o dia dela.


Parabéns Sônia Gomes por mais um ano de vida! Que o Senhor te abençoe com as mesmas bênçãos com que José foi abençoado. José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro. Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram. O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (de onde é o pastor e a pedra de Israel). Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos do abismo que está embaixo, com bênçãos dos seios e da madre. As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais, até à extremidade dos outeiros eternos; elas estarão sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos. Gênesis 49:22-26.

Seus irmãos: Jairo e Dário, bem como de toda a  família.

Palavras que edificam.

Imagem
Sua meditação diária na Palavra de Deus.
E desci à casa do oleiro!
A Palavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Jeremias 18:1-3.
O primeiro passo para a subida é a descida. Descer é conhecer-se a si mesmo. É desmoldar-se da própria estrutura e ser um eterno aprendiz. É conhecer a necessidade de aprender um pouquinho mais e que nunca, por mais que saibamos, somos o dono da verdade absoluta. O profeta Jeremias é convidado a ir à casa de um oleiro. Ora o oleiro é o artífice que trabalha fazendo vasos de barro, daí viria a pergunta: O que um profeta teria de aprender com um oleiro? Porém Deus, na sua excelsa sabedoria, toma as coisas que não são, para confundir as que são e toma as coisas loucas, para confundir as sábias. Se Deus queria falar ao profeta através de um oleiro, quem seria o profeta para dizer que não. Se a ordem era d…