Governo de Pernambuco instala 400 sistemas de captação de chuva em Jardim Monte Verde
O programa iniciado há um ano é uma das medidas para evitar novos deslizamentos e terá mais 116 equipamentos implantados na comunidade ainda em 2026
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh PE), está concluindo neste mês de janeiro a instalação de 400 sistemas de captação de água de chuva em Jardim Monte Verde, na Região Metropolitana do Recife, onde em maio de 2022 morreram soterradas 44 pessoas, após chuvas torrenciais. Os sistemas, do tipo Plugow, evitam que encostas fiquem encharcadas durante o inverno, diminuindo os riscos de deslizamento, assim como contribuem para a segurança hídrica da população.
Além de bater a meta do programa, iniciado há um ano, a Seduh instalará mais 116 módulos. Os novos sistemas serão divididos entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes. “Jardim Monte Verde está em uma área limítrofe entre os dois municípios, mas até o momento apenas Jaboatão, recebeu os Plugows. Vamos agora implementar mais 100 no Recife e 16 em Jaboatão”, adianta o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano da Seduh, Francisco Sena.
O início das novas instalações está previsto para a primeira semana de fevereiro. Ao todo, a área de Jardim Monte Verde já recebeu 400 plugows. “Estamos cumprindo essa ainda este mês de janeiro e assinamos aditivo para ampliar a partir de fevereiro”, afirma o secretário executivo.
A contratação dos 116 novos sistemas está estimada em R$ 1,5 milhão e inclui a aquisição e a instalação dos equipamentos, além da assistência técnica e análise bacteriológica da qualidade da água.
São feitas avaliações periódicas para medir o grau de potabilidade da água que sai do Plugow. “Das 100 amostras coletadas na primeira fase, todas estavam dentro dos padrões da Portaria 888 do Ministério da Saúde”, informa Linaldo Barreto, engenheiro da Seduh PE e fiscal de obras do projeto Plugow.
Beneficiários
O Plugow é feito de fibra de vidro e pesa apenas 55 quilos, o que facilita o transporte e instalação. O sistema é composto de uma cisterna subterrânea com capacidade para 300 litros e um reservatório elevado que comporta 1.000 litros. É uma quantidade suficiente para abastecer uma família de quatro pessoas por uma semana, de acordo com os cálculos da equipe técnica.
O sistema é inspirado em método de coleta de água de chuva do telhado para armazenamento em cisterna, largamente empregado no Semiárido. No sistema urbano, a água da chuva é inicialmente canalizada para um reservatório menor, com capacidade para 100 litros, para filtragem de partículas, de onde segue para a cisterna. De lá é bombeada para o reservatório elevado, em forma de um cilindro. Ao ser bombeada, passa por um tratamento com pastilhas de cloro, o que garante a potabilidade, de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde.
O sistema Plugow em números:
1 semana é o tempo estimado para o consumo de uma família com 4 pessoas



Comentários
Postar um comentário