Crianças neuroatípicas participam de Carnaval do Centro de Reabilitação Funcional e Cognitiva do HSE


Desfile de fantasias; brincadeira com os cães, Gibbs e Aurora; dança e muita descontração animaram o grupo

Crianças atendidas no Centro de Reabilitação Funcional e Cognitiva (CRFC), do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), no Bairro das Graças, participaram de uma comemoração de Carnaval, na manhã desta quinta-feira, 27, acompanhados por equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, neuropsicopedagogos, músicos, entre outros profissionais. A festa foi realizada no estacionamento do setor de Pediatria e contou com o bloco “CRFC na Folia”, formado pelos pequenos pacientes.

No evento, que teve a participação do diretor do HSE, Rogério Ehrhardt, crianças, mães e familiares saíram um pouco do ambiente das terapias para dançarem ao som de muito frevo e divertirem-se com desfile de fantasias, de Fada, Bananas de Pijama, Mario e Luigi, Passista de frevo, Pirata, Homem-Aranha e outras que coloriram o ambiente. “Oferecemos esse momento para eles porque sabemos como é importante a descontração, a integração e a socialização para o bom resultado dos tratamentos. Hoje a terapia foi diferente: dançar, pular, lanchar e tomar raspa, raspa”, explica Jayna Seabra, gestora do Ambulatório Neurodivergente.


Entre as atrações, chamaram a atenção também na festa, os cachorros da raça Golden Retriever, Gibbs e Aurora, que integram o projeto de Terapia assistida por animais e participam de atividades, uma vez por semana, com as crianças. A descontração tomou conta da folia com o banho de mangueira, que veio para refrescar o grupo.

A Técnica em Enfermagem, Perpétua Santos é mãe de Yasmin Vitória Barbosa, de seis anos. A menor tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Esse espaço é muito importante para o tratamento de Yasmin, ela amou”, comemora Perpétua.

Quem também achou maravilhoso foi Maria Luísa,17, que também tem TEA e deficiência intelectual. Ela estava vestida de verde, dançou, pediu música e aproveitou muito. A mãe, Cláudia Vicente ficou tão animada quanto a filha. “Estamos muito felizes com o atendimento do Centro, estou arrepiada com essa alegria, essa energia”, conta a funcionária da área de saúde.

O Centro de Reabilitação Funcional e Cognitiva do HSE atende a 180 crianças neuroatípicas e oferece terapias com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, neuropsicopedagogo, psiquiatra e neuropediatra, incluindo musicoterapia, terapia assistida por animais, entre outras.

FOTOS: Divulgação / Iassepe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia