Feira promove troca de sementes crioulas e debate impactos das mudanças climáticas, nesta quinta-feira, em Garanhuns


O evento acontece das 7h às 15h30 na gerencia regional do IPA do município, que fica na avenida Caruaru, número 228, bairro de Heliópolis

A agrobiodiversidade e muita tradição estão em pauta na próxima quinta-feira, 28, na 9a edição da Feira de Troca de Sementes Crioulas do Agreste Meridional, que acontecerá das 7h às 15h30, na gerencia regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Garanhuns, localizado no bairro de Heliópolis.

As atividades começam com credenciamentos e seguem durante toda o dia com uma série de atividades e atrações culturais. As sementes crioulas são patrimônio cultural da humanidade e simbolizam costumes e tradições que passam de geração para geração entre os povos originários.

Também são sinônimo de uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos.

A feira, este ano, investe em um tema atual, mas não menos necessário: Sementes Crioulas e Emergência Climática, Alternativa Ancestral para a Continuidade da Vida. O debate acontecerá às 10h30, com a presença de vários especialistas. Um deles é a pesquisadora e climatologista do IPA, Francis Lacerda. A mediação será da professora Mayara Lana, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

O extencionista rural e representante do IPA- Garanhuns na rede SEMEAM, Pedro Balensifer, informa que a ideia é fazer uma reflexão sobre essa questão. “Nós vamos ter uma roda de diálogo sobre esse tema e convidar todos a participarem efetivamente dessa importante discussão”, adianta.

O evento também promove o encontro de agricultores e agricultoras que chegam com suas sementes com o objetivo de promover uma grande troca. Não só de sementes, mas também de experiências.

No final, a expectativa é a de que a feira se transforme e em uma ampla e importante confraternização. Além dos agricultores, a freira atrai estudantes, técnicos, professores, público em geral interessados no tema das sementes crioulas. “A gente também recebe vearios grupos de outros territórios de Pernambuco , que fazem questão de participar do evento e chegam para passar esse dia conosco”, explica Pedro.

A feira de Troca de Sementes Crioulas é promovida pelo IPA, pela Rede Semean e pelo Governo de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

7h - Início de credenciamento e montagem dos estandes

8h - Início da troca de sementes ( atração cultural Trio Gengibre – Sítio Cruz, Garanhuns)

8h30 -Mística e mesa de abertura

10h30 - Roda de Conversa: Sementes Crioulas e Emergências Climáticas – Alternativa ancestral para a continuidade da vida

Convidados:

Maria de Jesus (Dui) – Garanhuns-PE

Antônio Jesus – São João - PE

Assis das Sementes – São José do Egito -PE

Francis Lacerda - IPA

Mediação

Professora Mayara Lana – IFPE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado