Danilo assina carta-compromisso e reforça luta pela valorização do SUS

 
Candidato a governador com mais serviço prestado na área de proteção social, Danilo Cabral assinou uma carta-compromisso pela Defesa e Valorização do Sistema Único de Saúde (SUS), durante plenária com trabalhadoras e trabalhadores do segmento realizada nesta terça-feira (13), no comitê central da campanha. Além da chapa majoritária da Frente Popular, composta ainda por Luciana Santos (vice) e Teresa Leitão (Senado), o ato reuniu o senador Humberto Costa, o prefeito do Recife, João Campos, do secretário de Saúde André Longo e candidatos proporcionais do time de Lula no estado.

Pelo documento, Danilo se comprometeu a apoiar Lula, a partir de 2023, na revogação da emenda do Teto de Gastos junto ao Congresso Nacional. O futuro governador também garantiu empenho no que a carta denominou como “reestabelecimento da relação interfederativa colaborativa, condição essencial para gestão do SUS”.

“Aqui nenhum de nós - pelo contrário! - tem se sentido de alguma forma constrangido ou com alguma dificuldade de assinar qualquer um desses pontos, porque o nosso time, que é o time de Lula, tem um compromisso histórico com essa luta! Eu quero reafirmar aqui meu compromisso com o SUS. Nós vamos efetivamente radicalizar esse espaço de diálogo com os trabalhadores da Saúde e com a sociedade. Para que a gente possa, a partir dessa ausculta, avançar. Essa foi a forma de fazer política e governo que nós aprendemos e praticamos. O SUS é fruto da capacidade mobilizadora dos que operam a Saúde pública neste país”, afirmou Danilo.

Entre os demais pontos da carta estão o fortalecimento e expansão da atenção básica com garantia de funcionamento dos núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs); a implantação de uma reforma psiquiátrica com ampliação das redes de atenção psicossocial; a priorização da redução da mortalidade materna e infantil; o apoio aos processos de qualificação do SAMU 192; a adesão ao programa Mais Especialistas e a mobilização para ampliar a realização de exames de câncer de mama e cobertura de todas a vacinas.

Ainda constam no documento itens como a valorização dos trabalhadores do SUS; universalização do programa Remédio em Casa; e a

Implantação de políticas específicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A lista encerra com investimentos em telemedicina - o que, inclusive, já é proposta de Danilo - e com o fortalecimento do controle social e transparência no SUS.

IBURA - Antes da plenária da Saúde, Danilo comandou uma grande caminhada da virada no Ibura, na Zona Sul do Recife, ao lado do prefeito João Campos, do deputado estadual e ex-prefeito João Paulo, e de candidatos proporcionais da Frente Popular. A receptividade alta a Danilo no ato só faz comprovar que a única candidatura de Lula em Pernambuco já aponta para o segundo turno.

Foto: Marcus Mendes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia