Postagens

Mostrando postagens de Agosto 6, 2019

Privatização do saneamento básico é uma afronta, diz economista

Imagem
CARLOS DRUMMOND Carta Capital

Na Argentina e na Bolívia experimentos semelhantes ao que se quer fazer no Brasil aumentaram os custos e afetaram a população mais carente
Em tramitação na Câmara dos Deputados após aprovação pelo Senado em regime de urgência, o projeto de lei 3.261/2019, de privatização dos serviços de abastecimento de água e de saneamento, contestado por setores do Legislativo, principalmente da região Nordeste que defendem uma sobrevida às companhias estaduais, é mais um caso de desestatização acelerada para atender aos interesses privados com desprezo à realidade das experiências concretas, sugere um levantamento do economista Felipe Silva, analista de Relações Internacionais e pesquisador do Núcleo de Estudos de Conjuntura da Facamp, de Campinas. Experiências relevantes na América Latina mostram, segundo Silva, que a privatização do saneamento concentrou recursos financeiros e resultou em exclusão social, implicou improvisações, desgastes e fragilidades regulatórias e i…

Governo tenta evitar que declarações de Bolsonaro afastem aliados

Imagem
A ideia é impedir que pauta econômica seja afetada. Teste sobre relação com Planalto ocorrerá no Senado, com sabatina de filho do presidente
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
LUCIANA LIMA lulimazen@gmail.com Metrópoles
Com o retorno efetivo dos trabalhos do Congresso, nesta semana, o governo federal, que nunca contou com uma base coesa desde a posse de Jair Bolsonaro, abre o segundo semestre tentando conter possíveis baixas em sua tropa, a fim de aprovar matérias importantes, tanto na Câmara quanto no Senado.
Líderes de partidos aliado – e de outros apenas interessados em fazer andar a agenda econômica – se movimentam para tentar impedir que as polêmicas em série geradas por declarações de Bolsonaro, intensificadas durante o recesso, contaminem a condução da pauta econômica do governo.
Na Câmara, a reforma da Previdência ainda domina as discussões por conta de sua votação em segundo turno da proposta, ainda pendente. Essa, no entanto, é uma pauta que “anda sozinha”, na avaliação da própria equip…

‘Governadores do Nordeste querem a divisão do País’, diz Bolsonaro

Imagem
Presidente concede entrevista ao ‘Estado’ durante visita à Bahia e mantém tom de confronto com políticos da região
Patrik Camporez, O Estado de S.Paulo
ENVIADO ESPECIAL / SOBRADINHO (BA) - O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista exclusiva ao Estado que, em seu entendimento, governadores do Nordesteagem para “dividir o País”, enquanto ele trabalharia para unir. Bolsonaro deu uma carona para a reportagem enquanto se deslocava em Sobradinho, na Bahia, na sua segunda viagem ao Estado em menos de um mês após controvérsia com políticos da região. Em um áudio captado pela TV Brasil, Bolsonaro diz que o governo federal não devia dar “nada” para o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Ele nega que na ocasião tenha usado o termo “paraíba” de forma pejorativa.
LEIA TAMBÉM>Eliane Cantanhêde: A ricos e aliados, tudo O presidente Jair Bolsonaro discursa durante cerimônia de inauguração de usina de energia em Sobradinho, na Bahia Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO Sobre as polêmicas causadas po…

Palavras que edificam

Imagem
O final do reinado de Davi e a ascensão 
de Salomão ao trono
Jerusalém
Vale a pena conhecer um pouco essa história

Disse mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, mas para o SENHOR Deus. Eu, pois, com todas as minhas forças já tenho preparado para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira, pedras de ônix, e as de engaste, e pedras ornamentais, e pedras de diversas cores, e toda a sorte de pedras preciosas, e pedras de mármore em abundância. E ainda, porque tenho afeto à casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário: Três mil talentos de ouro de Ofir; e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas. Ouro para os objetos de ouro, e prata para …