Armando: "Desafio do reitor da universidade federal é fortalecer o Agreste"


Criação da instituição de ensino contou com atuação de Armando no Senado

Resultado de uma articulação de Armando Monteiro Neto no Senado Federal, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) teve anunciado nesta terça-feira (10) o nome do reitor Airon Melo para a gestão da instituição de ensino, em Garanhuns. Este é mais um passo na consolidação do projeto que contou com o apoio decisivo de Armando durante o mandato de senador.

“Sempre tivemos a convicção de que o agreste precisava de uma instituição de ensino deste porte, de uma maior oferta de ensino superior, para democratizarmos a formação acadêmica e levar ainda mais oportunidades para o interior de Pernambuco”, comemora Armando Monteiro.

A criação da UFAPE resultou de um parecer de Armando Monteiro, sancionado em abril de 2018. Demanda antiga da região, a instituição terá papel central na formação de profissionais que atenderão às demandas específicas do Agreste pernambucano.

“É um passo importante para Pernambuco, para a valorização da educação como impulsionadora da economia, de empregos qualificados, principalmente no Agreste”, reforça Armando.

Universidade Federal do Agreste – A implantação da UFAPE está orçada em R$ 121 milhões, e será feita a partir do desmembramento do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que também funciona em Garanhuns.

A emenda de Armando Monteiro determina que os alunos do campus da UFRPE passam a integrar automaticamente a UFAPE.  A lei criou os cargos de reitor e vice-reitor e até 600 cargos de professor na nova universidade federal, além de cargos administrativos.

O campus da Universidade Federal Rural em Garanhuns, que será transformado na Universidade Federal do Agreste, oferece atualmente os cursos de veterinária, agronomia, ciência da computação, zootecnia, engenharia de alimentos e licenciatura em letras e em pedagogia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia