Crimes de corrupção: Nova sede funcionará em Tejipió

Com extinção de delegacia que investigava os crimes de colarinho branco, nova estrutura é criada

Humberto Freire diz que crimes de corrupção não deixarão de ser investigados, terão reforço
TV Jornal


O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), aprovado em projeto do Executivo nesta quarta, em regime de urgência, vai funcionar em um prédio próprio da Polícia Civil, na Avenida Liberdade, no bairro do Tejipió, na Zona Oeste do Recife, local que já sediou a Delegacia de Roubos e Furtos. Conforme a Secretaria de Defesa Social (SDS), o imóvel foi reformado e deverá estar “a pleno vapor” em janeiro.

“O regime de urgência é porque queremos fazer esse reforço no combate ao crime organizado e à corrupção o quanto antes”, afirma o secretário-executivo, Humberto Freire. Ele reconhece que as discussões internas duraram quatro anos, enquanto o projeto tramitou em apenas nove dias úteis.

Com o Draco, as Delegacias de Polícia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp) e de Crimes contra a Propriedade Imaterial (Deprim) foram extintas, o que gerou protestos.“Entendemos que esse é o melhor momento, mas se alguém pensa que as investigações da Decasp vão se perder está enganado. Elas estarão em um departamento forte, futuramente junto com mais seis delegacias no interior”.

REFORÇO

O secretário afirma que as unidades foram extintas porque não havia como criar despesas agora, então os móveis e o efetivo delas serão realocados, mas, apesar do bom resultado da Decasp, a equipe pode se separar. “Se vão para o Draco ou outras delegacias, a chefia da Polícia Civil é que vai definir”.

O Draco vai ter 102 policiais (a Decasp tinha 21). No prédio funcionarão as delegacias de crimes cibernéticos e captura. A de crimes tributários e GOE são interligados, mas em suas sedes. Três núcleos de inteligência atuarão juntos. No prédio de 1,3 mil metros quadrados há 15 salas de trabalho, 14 de custódia, oito banheiros, copa e acessos principal e operacional.

Postagens mais visitadas deste blog

ZÉ ELIAS CONCEDE ENTREVISTA E FALA SOBRE O MOMENTO DIFÍCIL QUE ESTÁ PASSANDO

EDILSON TAVARES, UM OUTSIDER QUE DEU CERTO