Paulo Câmara prestigia inauguração da fábrica Yazaki, em Bonito

Fornecedora automotiva recebeu investimentos de R$ 60 milhões e gerou 1,6 mil empregos diretos no Estado


O governador Paulo Câmara participou, nesta quinta-feira (28.10), da inauguração da fábrica Yazaki, no município de Bonito, Agreste Central do Estado – a primeira da empresa na região Nordeste – ao lado do presidente da Yazaki Mercosul, Lázaro Figueiredo. Construída em uma área de 100 mil m², a desenvolvedora e fabricante de chicotes automotivos recebeu investimentos de R$ 60 milhões e gerou 1,6 mil empregos diretos. Atualmente, a fábrica conta com 800 colaboradores. Esta é a sexta unidade da multinacional japonesa no País e a décima no Mercosul.


“É um sonho antigo, fruto de muito planejamento, de muita gestão e diálogo. Mas, ao mesmo tempo, é o resultado desse olhar profissional que as empresas têm em relação a Pernambuco. O Estado se preparou muito para alcançar os objetivos de ter uma cadeia automotiva”, comemorou Paulo Câmara.


O presidente da Yazaki Mercosul, Lázaro Figueiredo, destacou a importância da nova unidade no Nordeste. “A instalação da fábrica em Bonito complementa a atuação da Yazaki no Mercosul e reforça a confiança em nossa região. É importante destacar também a importância das pessoas que estão se dedicando a construir mais esse capítulo de sucesso na história da empresa. Mais uma vez, a Yazaki cumpre seu papel de contribuir com a sociedade e apoiar o desenvolvimento dos locais onde se instala”, afirmou.


A unidade de Bonito possui capacidade de produzir chicotes para atender 100% dos projetos da Stellantis, cuja planta fica no município de Goiana, na Mata Norte. “A chegada da Yazaki é um evento de grande importância para a Stellantis e para Pernambuco, pois representa o avanço de um processo virtuoso de industrialização e de desenvolvimento econômico e social combinados. Desde o início do nosso projeto de instalação do Polo Goiana, uma das prioridades foi a consolidação de uma cadeia local de fornecedores. Isso representa competitividade para toda a cadeia de valor, compensando o fator de nossa localização estar longe das regiões mais industrializadas”, analisou a plant manager do Polo Automotivo Goiana, Juliana Coelho.


A Yazaki iniciou sua produção no Mercosul em 1996, com a inauguração da fábrica em Escobar, na Argentina. Desde então, estabeleceu plantas nas cidades de Tatuí (SP), Irati (PR), Santo Antônio da Platina (PR), Nossa Senhora do Socorro (SE), Matozinhos (MG), Las Piedras(Uruguai), Colônia (Uruguai) e Mariano Roque Alonso (Paraguai). Além dos chicotes elétricos, a Yazaki oferece soluções de distribuição e controle de energia, conectores, sensores e displays automotivos. Em suas plantas, promove treinamentos e programas corporativos para seus colaboradores, e desde 2020 é certificada pela GPTW como excelente empresa para se trabalhar.


Prestigiaram a inauguração a vice-governadora Luciana Santos, o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, o secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico e presidente da Adepe, Roberto Abreu, o chefe da Assessoria Especial, Alexandre Gabriel, o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães, o diretor de Operações da Yazaki Mercosul, Emílio Garcia, e o presidente da Yazaki Mercosul, Lázaro Figueiredo, além do cônsul do Japão, Yroaki Sano. Também presentes os prefeitos Gustavo Adolfo (Bonito), Sivaldo Albino (Garanhuns), Ruben Lima (Panelas), Diogo Carlos (Barra de Guabiraba), José Maria (Cupira), Giorge de Ameno (Camocim de São Félix), Marcelo Maranhão (Ribeirão), Gildo Dias (Sairé) e Stênio (Lagoa dos Gatos).


Fotos: Heudes Regis/SEI


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia