Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 24, 2019

Saiba quem é David Miranda, o suplente que vai substituir Jean Wyllys

Imagem
Vereador carioca recebeu 17.356 votos nas eleições de outubro. Nesta quinta, Miranda respondeu a um tuíte do presidente Jair Bolsonaro, pedindo respeito a Jean Wyllys
RF Roberto Fonseca Correio Braziliense
(foto: Renan Olaz/CMRJ)
Com a decisão de Jean Willys de renunciar ao mandato na próxima legislatura, que começa em 1º de fevereiro, quem assume a vaga de deputado federal é o vereador David Miranda (PSol-RJ). A posse dos parlamentares eleitos está marcada para sexta-feira da semana que vem (1º/2). Miranda recebeu 17.356 votos, o equivalente a 0,22% dos válidos, e garantiu a primeira suplência do PSol.
"Nascido na favela do Jacarezinho, parceiro de (Edward) Snowden na luta contra a espionagem na internet e primeiro vereador LGBT da história do Rio de Janeiro", assim David Miranda se define na sua página oficial. Casado com o jornalista Gleen Greenwald, dono do site The Intercept, Miranda elegeu-se vereador do Rio de Janeiro, em 2016. "David Miranda é cria do Jacarezinho, …

Quem é quem na disputa pela presidência do Senado

Imagem
Eleição ocorre em 1º de fevereiro; pelo menos oito parlamentares são pré-candidatos
Paulo Beraldo Portal Terra
A disputa pela presidência do Senado tem, até o momento, pelo menos oito pré-candidatos, o maior número desde a redemocratização. A eleição para decidir quem comandará a Casa pelos próximos dois anos ocorre na próxima semana, em 1º de fevereiro.
Até o momento, tentam a presidência os senadores Alvaro Dias (Podemos-PR), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Esperidião Amin (PP-SC), Major Olímpio (PSL-SP), Renan Calheiros (MDB-AL), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Simone Tebet (MDB-MS) e Ângelo Coronel (PSD-BA). O atual presidente, Eunício de Oliveira (MDB-CE), não pode tentar a reeleição pois não conseguiu renovar seu mandato nas eleições 2018.
Para ser eleito presidente do Senado, é preciso pelo menos 41 dos 81 votos. Se não houver maioria absoluta na primeira disputa, haverá segundo turno.
O plenário do Senado - Foto: Ueslei Marcelino / Reuters
Para o professor e cientista político Rodrigo Pra…

Juiz proíbe Câmara e Senado de pagarem auxílio-mudança para parlamentares reeleitos

Imagem
O veto no pagamento do benefício também vale para deputados federais que já vivem em Brasília e que viraram senadores, ou vice-versa

Rafael Moraes Moura ESTADÃO
Brasília – O juiz federal Alexandre Henry Alves, da Vara Federal Cível e Criminal de Ituiutaba (MG), decidiu nesta quarta-feira (23) proibir os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB-CE), de pagarem auxílio-mudança para deputados federais e senadores já reeleitos. O veto no pagamento do benefício também vale para deputados federais que já vivem em Brasília e que viraram senadores, ou vice-versa. Cabe recurso.
O juiz fixou uma multa de R$ 2 mil por pagamento efetuado a cada deputado ou senador nessas condições.
Conforme informou o Estado em 5 de janeiro, Rodrigo Maia – que está em campanha pela reeleição –antecipou o pagamento de auxílio-mudança aos deputados. O benefício, equivalente a um salário – R$ 33,7 mil –, é tradicionalmente pago ao fim do mandato, que acaba …

Governo lança metas para 100 primeiros dias sem incluir Previdência

Imagem
O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, apresentou 35 ações nesta quarta-feira em documento que menciona abertura comercial e leilão de aeroportos, entre outras medidas
Daniel Weterman, Idiana Tomazelli e Tânia Monteiro, O Estado de S.Paulo
Em um evento anunciado nesta quarta-feira, 23, após o cancelamento da entrevista coletiva da delegação brasileira no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, apresentou 35 ações que serão as metas prioritárias dos primeiros 100 dias do governo Jair Bolsonaro.
A apresentação ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença de alguns ministros, como Bento Lima (Minas e Energia), e de secretários-executivos de pastas cujos titulares estão em Davos, como Economia e Justiça. O indicado para a presidência do Banco Central, Roberto Campos Neto, também está no evento.
Ao apresentar as metas, Onyx não quis comentar nenhum dos pontos da reforma da Previdência. A medida, inclusive, não consta na lista di…

27ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana amplia oportunidades para confeccionistas e fornecedores de produtos têxteis da região

Imagem
Edição outono/inverno será realizada de 20 a 22 de fevereiro, no Polo Caruaru

As perspectivas para a indústria têxtil e de confecção em 2019, um dos setores produtivos mais afetados pela crise dos últimos anos, fazem com que a cadeia retome o fôlego para novos negócios. Os números são otimistas. A expectativa de crescimento no geral é de 3% e para o faturamento é de 7%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Para confeccionistas de Pernambuco, Paraíba, Goiás, Ceará e de Santa Catarina, a retomada começa com a 27ª edição da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP).
Até o momento, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), realizadora da iniciativa, contabiliza para a próxima edição: 120 estandes tradicionais; 12 na ala Pernambuco que Cresce, voltada para micro e pequenas empresas; e 8 no espaço InoveTex, para fornecedores de produtos e serviços nas áreas têxtil, financeira, logística e de tecnologia. Além da Alameda da Moda, …