Deputados tomam posse na próxima sexta

Por: Luiza Alencar
Do Blog da Folha

Eriberto Medeiros (PP) , que pode ser reconduzido à presidência da Alepe, 
saudou jornalistas durante encontro com a imprensa pernambucana
Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) dará início à sua 19ª legislatura, na próxima sexta-feira, com a posse dos deputados estaduais eleitos. O novo ciclo legislativo traz também uma grande renovação para a Casa Joaquim Nabuco. 

Isso porque, dos 49 parlamentares, 25 serão “novatos” na Alepe, quantitativo que representa uma mudança de 51% no parlamento. 

Após a cerimônia de posse, será realizada a eleição da nova configuração da Mesa Diretora - que cumprirá um mandato de dois anos. Na eleição, estão em jogo sete cargos e quatro suplências, sendo Presidência, 1ª Vice-presidência e 1ª Secretaria as mais cobiçadas. Os membros da Mesa Diretora, bem como líderes de bancada, de partido ou de blocos parlamentares, têm direito a um acréscimo na estrutura de seus gabinetes, no que se refere à lotação de pessoal. Esse acréscimo varia de 60% a 100%, de acordo com a função exercida.

De acordo com o regimento interno da Casa, serão proclamados para os cargos os respectivos candidatos que obtiverem a maioria absoluta dos votos. A votação com sigilo é assegurada. No caso de não ser obtida a maioria absoluta para qualquer cargo, uma nova votação será realizada entre os dois candidatos mais votados. Nesta segunda votação, a eleição será por maioria simples e, no caso de empate, será eleito, entre os dois candidatos, o que tiver obtido maior votação nas últimas eleições para deputado. Após o término da eleição serão imediatamente empossados.

Seguindo o princípio da proporcionalidade, o PSB - com 11 deputados eleitos - ficaria com a indicação para a Presidência. Esse preceito, contudo, vem sendo negociado ao longo das últimas legislaturas e a tendência é que, agora, mesmo com o PP sendo a segunda bancada, Eriberto Medeiros (PP) prevaleça no cargo. O progressista foi eleito após o encerramento precoce do mandato anterior, em virtude do falecimento do então presidente, deputado Guilherme Uchoa. O PP conta com dez parlamentares e tem a segunda maior bancada da Casa. Com isso, poderia ficar com a 1ª Secretaria, que está sendo disputada pelos deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Clodoaldo Magalhães (PSB). Correndo por fora, Francismar Pontes (PSB) também se coloca para o posto.

SEXTA-FEIRA, 01/02/2019

  • 15:00
    Reunião SoleneLocal: Plenário Governador Eduardo Campos
    Autor: Mesa Diretora
    Reunião Solene de Posse dos Deputados da 19ª Legislatura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara