Studio Plural patrocina webinar sobre a formação de leitores
O “Webinar de Educação 2025”, com o tema “Leitura, escrita e a construção do conhecimento”, propõe uma reflexão sobre os desafios contemporâneos da formação de leitores e sobre a importância da escrita manual no desenvolvimento cognitivo e crítico. O evento reunirá especialistas reconhecidas por suas contribuições nas áreas da Educação, Comunicação e Neurociência.
Dentre as participantes está Bel Santos Mayer, mestra pela USP e referência em Pedagogia Social, que abordará o tema “Formação de jovens leitores a partir de livros físicos”. Coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário e cogestora da LiteraSampa, Bel é curadora dos prêmios São Paulo de Literatura, Jabuti e Theatro Municipal de São Paulo, além de premiada por suas ações em prol da democratização da leitura.
A pesquisadora Ana Erthal, doutora em Comunicação e pós-doutora pela ECA-USP, falará sobre “O ato sensorial da leitura na formação do pensamento crítico”. Professora e consultora da Escola do Futuro (NACE-USP) e da Pupa Educação Digital, Ana integra a equipe da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, e é colunista da revista Meio & Mensagem.
Completando o trio de convidadas, Adriana Fóz, mestre em Ciências pela UNIFESP e especialista em Neurociência Educacional, abordará o tema “Deslizar ou escrever? O valor da escrita manual na Era digital”. Palestrante e pesquisadora sobre plasticidade cerebral e emocional, Adriana relaciona Educação e Saúde Mental em estudos sobre as emoções e o processo de aprendizagem.
O encontro promete proporcionar uma visão ampla e inspiradora sobre como a leitura e a escrita, especialmente em seus formatos físicos, continuam sendo pilares essenciais para o desenvolvimento humano, a construção do conhecimento e o fortalecimento do pensamento crítico em um mundo cada vez mais digital.

Comentários
Postar um comentário