Senadores cobram explicações de Salles sobre multas aplicadas pelo Ibama

O ministro do Meio Ambiente poderá responder por crime de responsabilidade caso não envie as informações solicitadas

Por iG Último Segundo

Agência Brasil
Comissão da Senado acompanha a situação do Pantanal e pede esclarecimentos 
de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente.

Nesta sexta-feira (2), a comissão do Pantanal aprovou um requerimento para que o ministro do Meio Ambiente , Ricardo Salles , preste informações sobre as multas ambientais aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nos últimos cinco anos.

Leia também
De acordo com o G1 , os senadores querem detalhes sobre as sanções aplicadas pelo Ibama de 2015 a 2020 em cada bioma brasileiro, com destaque para Amazônia e Pantanal.

O objetivo do pedido é ter acesso aos dados sobre sanções decorrentes de desmatamento ilegal e queimadas ilegais .

Além disso, a comissão do Pantanal solicita que haja um comparativo entre multas aplicadas, multas pagas e multas em discussão judicial.

O requerimento foi apresentado pela senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Para ela, os dados são importantes para que se possa “entender as características das condutas delituosas, a sua dinâmica de crescimento ou decrescimento, a capacidade do órgão em concluir o processo administrativo infracional, bem como a capacidade de fiscalização do Ibama ".

"Diversos meios de comunicação têm divulgado que foi observada, a partir de 2019, a redução no número de multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ao passo que as taxas de desmatamento ilegal , especialmente na Amazônia Legal, seguem crescentes", diz o texto. 

Tebet também diz que esses dados não estão “prontamente disponíveis” nos sites do Ibama e do ministério, o que prejudica o monitoramento.

Ricardo Salles terá trinta dias para apresentar as informações solicitadas. Caso o pedido não seja atendido, o ministro do Meio Ambiente poderá responder por crime de responsabilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Filho deve substituir Aragão candidato em Santa Cruz