Palavras que edificam.


Sua meditação diária na Palavra de Deus

Lembrando-se do deserto e das promessas!

E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. Gênesis 41:51

Um dia José foi vendido por seus próprios irmãos, depois foi acusado de um ato não cometido e encerrado numa prisão o qual amargou por alguns anos, mas Deus teve misericórdia dele e o abençoou por onde ele passava. E quando ele completou 30 anos Deus mudou sua história e José passou a ser o Governador de toda a terra do Egito e por conseguinte de todo o mundo antigo, conforme sonhara em casa de seu pai.
Após assumir o governo e vindo o tempo de fartura, José se casa e sua esposa lhe dá dois filhos:  Manassés e Efraim.
E nasceram a José dois filhos (antes que viesse um ano de fome), que lhe deu Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição. Então acabaram-se os sete anos de fartura que havia na terra do Egito.  (Gênesis 41:50-53).
Quando José afirma o nome de Manassés , ele também afirma que não tinha mais nada com a casa de Jacó, seu pai, que tudo era passado e ele havia se esquecido de tudo, talvez pelo fato de pensar que seu pai já houvera falecido, ele queria apagar todo o seu passado.
Mas Deus tinha outro propósito, e o de trazer toda a casa de Jacó para o Egito, pois havia uma profecia a respeito disso. Gn 15.13. E Deus cuidou em fazer com que a memória de José relembrasse de tudo que Ele havia prometido.
Então Deus  leva José a rever seus irmãos  e no capítulo 42 do livro do Gênesis está escrito: Então José lembrou-se dos sonhos. Gênesis 42:9
Por vezes queremos apagar nosso passado, nossa memória, mas nele há uma história que Deus escreveu e Ele mesmo nos adverte;  Eu te conheci no deserto, em  terra muito seca. Oséias 13:5.
Não podemos nos esquecer o deserto o qual já passamos, ele nos deu as experiências que hoje temos, o deserto moldou nosso caráter,  e foi lá no deserto que Deus nos fez grandes promessas.
Evang. Dário Gomes de Araujo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia