Palavras que edificam.


Sua meditação diária na Palavra de Deus

Lembrando-se do deserto e das promessas!

E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. Gênesis 41:51

Um dia José foi vendido por seus próprios irmãos, depois foi acusado de um ato não cometido e encerrado numa prisão o qual amargou por alguns anos, mas Deus teve misericórdia dele e o abençoou por onde ele passava. E quando ele completou 30 anos Deus mudou sua história e José passou a ser o Governador de toda a terra do Egito e por conseguinte de todo o mundo antigo, conforme sonhara em casa de seu pai.
Após assumir o governo e vindo o tempo de fartura, José se casa e sua esposa lhe dá dois filhos:  Manassés e Efraim.
E nasceram a José dois filhos (antes que viesse um ano de fome), que lhe deu Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição. Então acabaram-se os sete anos de fartura que havia na terra do Egito.  (Gênesis 41:50-53).
Quando José afirma o nome de Manassés , ele também afirma que não tinha mais nada com a casa de Jacó, seu pai, que tudo era passado e ele havia se esquecido de tudo, talvez pelo fato de pensar que seu pai já houvera falecido, ele queria apagar todo o seu passado.
Mas Deus tinha outro propósito, e o de trazer toda a casa de Jacó para o Egito, pois havia uma profecia a respeito disso. Gn 15.13. E Deus cuidou em fazer com que a memória de José relembrasse de tudo que Ele havia prometido.
Então Deus  leva José a rever seus irmãos  e no capítulo 42 do livro do Gênesis está escrito: Então José lembrou-se dos sonhos. Gênesis 42:9
Por vezes queremos apagar nosso passado, nossa memória, mas nele há uma história que Deus escreveu e Ele mesmo nos adverte;  Eu te conheci no deserto, em  terra muito seca. Oséias 13:5.
Não podemos nos esquecer o deserto o qual já passamos, ele nos deu as experiências que hoje temos, o deserto moldou nosso caráter,  e foi lá no deserto que Deus nos fez grandes promessas.
Evang. Dário Gomes de Araujo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MENDONÇA FILHO VOLTA A SER ESCRACHADO: ‘XÔ, GOLPISTA’

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe