BLOG DO JAIRO GOMES

O paraíso pode esperar? A fome, não!

Se podemos construir um mundo mais justo hoje, por que adiar essa tarefa para amanhã — ou para depois da morte?

Existe uma contradição que merece ser enfrentada: desejamos um mundo sem fome, sem miséria, sem guerras e sem desigualdades, mas frequentemente tratamos a possibilidade de construí-lo como um sonho distante, quase sempre reservado a um futuro que nunca chega.

Para alguns, a felicidade plena está no paraíso prometido pela fé. Para outros, o sentido da existência está na construção de uma sociedade em que todos tenham acesso à alimentação, à saúde, à educação, à moradia e a uma vida digna. Essas perspectivas não precisam ser inimigas. O problema começa quando a esperança no amanhã se transforma em justificativa para a indiferença diante do sofrimento de hoje.

Afinal, que sentido tem desejar um mundo sem fome depois da morte enquanto aceitamos que crianças passem fome em vida? Que valor tem a promessa de uma humanidade reconciliada se não somos capazes de combater as injustiças que dividem a humanidade presente?

Não se trata de negar a fé, desrespeitar a religião ou ridicularizar a esperança espiritual. Trata-se de fazer uma pergunta moral: se temos condições de aliviar o sofrimento humano, temos também a responsabilidade de agir?

A história demonstra que direitos hoje considerados fundamentais não foram simplesmente concedidos pela passagem do tempo. Foram conquistados por pessoas que se organizaram, protestaram, trabalharam e enfrentaram interesses poderosos. A redução da pobreza, a ampliação do acesso à educação, os direitos trabalhistas e a proteção social são resultados de decisões políticas, disputas sociais e escolhas coletivas.

É verdade que não podemos resolver todos os problemas de uma vez. Recursos são limitados, soluções exigem planejamento e políticas públicas podem fracassar. Mas reconhecer as dificuldades não significa aceitar a imobilidade. Não conseguir eliminar toda a injustiça não é motivo para deixar de combater aquela que podemos reduzir.

Também precisamos discutir a distribuição da riqueza, as prioridades dos governos e a responsabilidade de quem concentra poder econômico e político. Uma sociedade não pode considerar inevitável a privação de milhões de pessoas sem questionar como produz, distribui e utiliza aquilo que possui.

A própria tradição cristã oferece caminhos para essa reflexão. A Teologia da Libertação, por exemplo, aproximou a espiritualidade da luta por justiça social, defendendo que a fé não precisa se limitar à oração: pode também inspirar a ação concreta em favor dos mais pobres e vulneráveis.

No fundo, a questão ultrapassa a religião e a ideologia. Diz respeito ao tipo de humanidade que desejamos ser. Podemos discordar sobre o destino depois da morte, mas não precisamos discordar sobre o dever de proteger a vida antes dela.

O paraíso, para quem acredita nele, pode ser uma promessa de eternidade. Para quem não acredita, a vida terrena é a existência concreta que temos. Em ambos os casos, a fome de uma criança, o sofrimento de uma família e a falta de oportunidades de um trabalhador são realidades que exigem respostas no presente.

O futuro pode alimentar a esperança. Mas é no presente que a justiça precisa começar.

Não sabemos se um dia construiremos uma sociedade perfeita. Sabemos, porém, que podemos trabalhar por uma sociedade menos injusta. E talvez a grande medida de nossa humanidade não esteja na perfeição do mundo que prometemos, mas na disposição de transformar aquele que temos.

Antes de perguntar quem merece o paraíso, talvez devêssemos perguntar por que ainda permitimos que tanta gente viva sem o mínimo necessário para uma existência digna.

Afinal, se podemos fazer do mundo um lugar melhor, por que esperar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em evento em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha, Ingrid Zanella lança ações em defesa das mulheres

Eduardo e Lula da Fonte inauguram novo acelerador linear no Hospital de Câncer com presença do ministro da Saúde

Câmara aprova projeto de Eduardo e Lula da Fonte que garante reconhecimento de marisqueiras no Seguro-Defeso