Na Semana da Pessoa com Deficiência a SEDES promove mutirão de emissão da carteirinha do deficiente

Ação ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES)


Como parte da programação da Semana da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social, realizou um mutirão para emissão das carteiras de identificação da pessoa com deficiência. Os atendimentos continuam por toda a semana e os interessados podem se dirigir a sede da Secretaria para a confecção do documento. É necessário apresentar documento de identidade do responsável, além da identidade, CPF, registro de nascimento, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e o laudo médico com a CID da deficiência da pessoa que receberá a carteirinha.

Neste primeiro dia de mutirão, muitas das pessoas que se dirigiram a secretaria são portadores de deficiência auditiva. Estes tiveram auxílio durante todo o processo por Cleverson Oliveira, intérprete de libras.


"Hoje foi um dia muito corrido mas muito gratificante. A inclusão é de extrema importância no setor público e foi muito gratificante poder auxiliar as pessoas com deficiência auditiva nesse processo, pois com a carteirinha eles terão direitos importantes garantidos. A Gestão está dando a merecida dignidade para essas pessoas", comentou.

Mais de 50 pessoas com deficiência foram atendidas, em sua maioria surdos e autistas. A carteirinha além de garantir direitos como o livre acesso e o atendimento prioritário em determinados locais, poderá auxiliar os beneficiados em outros quesitos.


"Quero agradecer primeiramente a Deus e em seguida a Prefeitura. Tenho uma filha que precisa desse documento, que será muito bom para ela e para todas as pessoas que necessitam. Eles devem ser tratados de forma igual a todos", comentou o cidadão Zé Tenório.

A Semana da Pessoa com Deficiência ocorrerá até o dia 29 de Agosto. Nesta terça-feira (24), acontece na Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana um mutirão para emissões do cartão para vaga preferencial em estacionamentos. A ação acontece das 07h às 12h e das 14h às 16h, e os interessados devem apresentar a CNH ou RG e CPF, comprovante de residência, Laudo Médico com a CID da deficiência e, se necessário, documento de identidade de um responsável.








Edição- Jorge Luis
Reportagem- Jairo Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia