Alvo de extremistas não é Lula, é a democracia

Depredação do Supremo mostra que objetivo de bolsonaristas é destruir Estado de Direito

Por Bernardo Mello Franco
O Globo

Vidraça do Palácio do Planalto quebrada após invasão de bolsonaristas
 Gabriela Biló / Folhapress

Pode-se dizer tudo sobre os atos terroristas deste domingo, menos que foram inesperados. Os bolsonaristas sempre avisaram que tentariam um golpe. A começar por seu líder supremo, que não reconheceu a derrota nas urnas e fugiu do país para boicotar a posse do sucessor.

Em janeiro de 2021, o ainda presidente Jair Bolsonaro festejou a invasão do Capitólio, orquestrada por seu aliado Donald Trump. Acrescentou que o Brasil poderia enfrentar “um problema maior que os Estados Unidos”. Dois anos depois, o desejo do capitão foi atendido.

O Capitólio candango foi mais grave que o original. Em Washington, o ataque se limitou ao Legislativo. Em Brasília, atingiu as sedes dos três Poderes da República.

A depredação do plenário do Supremo mostra que o ódio da extrema direita vai muito além de Lula. Seu verdadeiro alvo é a democracia, que tem a Corte Constitucional como guardiã maior.

Se os ataques às instituições eram previsíveis, é preciso apurar as responsabilidades de quem deixou de agir para evitá-los.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, pediu “desculpas” pela destruição de prédios públicos. Aliado de Bolsonaro, ele entregou a Secretaria de Segurança Pública ao ex-ministro Anderson Torres, homem de confiança do ex-presidente.

Sob o comando da dupla, a polícia cruzou os braços diante dos atos terroristas. Isso não é caso de desculpas. É caso de renúncia ou impeachment do governador, sem prejuízo de uma investigação criminal.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, também tem explicações a dar. Nomeado para normalizar as relações entre os militares e o poder civil, ele apostou na tática da acomodação. Afagou os bolsonaristas e classificou os acampamentos pró-golpe como “manifestações da democracia”.

Segundo Múcio, as concentrações em frente aos quartéis iriam “se esvair” naturalmente. Os atos deste domingo mostram que ele estava errado — e ainda pode ter induzido o chefe a erro.

Em dezembro, o ministro da Justiça, Flávio Dino, já avisava que os acampamentos eram “incubadoras de terroristas”. Nos últimos dias, ele tentou convencer Lula a ordenar a desocupação imediata de áreas militares.

Aconselhado pelo titular da Defesa, o presidente preferiu adiar uma medida de força. A intervenção no Distrito Federal, decretada após o quebra-quebra, sugere que sua paciência finalmente acabou.

Além de investigar e punir os extremistas, as instituições precisam identificar seus financiadores ocultos. Não adianta prender indivíduos sem interromper o fluxo de dinheiro que movimenta a engrenagem do golpismo.

O mesmo vale para os líderes políticos que incentivaram a baderna. Incluindo os que se escondem nas redes sociais ou na terra do Pateta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia