Aras divulga vídeo antigo em defesa das urnas eletrônicas no qual diz não aceitar ‘alegação de fraudes’

Sob pressão de colegas, procurador-geral da República publica gravação três dias após ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral do País

Pepita Ortega / SÃO PAULO e Julia Affonso / BRASÍLIA
ESTADÃO

Augusto Aras. FOTO: MARCOS CORREA/PR

Três dias após o presidente Jair Bolsonaro (PL) atacar, sem provas, as urnas eletrônicas diante de 70 diplomatas estrangeiros no Palácio da Alvorada, o procurador-geral da República, Augusto Aras, divulgou nesta quinta-feira, 21, um vídeo no qual defende o sistema eleitoral brasileiro. Segundo ele, não é admitida a “alegação de fraude” no processo de votação.

Aras tem enfrentado pressão de integrantes do Ministério Público para agir contra as investidas de Bolsonaro sobre a Justiça Eleitoral. De férias, o procurador-geral publicou no YouTube uma gravação antiga com trechos de um encontro com “representantes da imprensa estrangeira”, ocorrido no dia 11. Nela, inseriu mensagens sobre o atual momento do País, sem citar Bolsonaro.

Procuradores de todo o País representaram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente por suposto crime eleitoral, sob a alegação de abuso de poder. Subprocuradores-gerais, que atuam com Aras na PGR, afirmaram, em nota, que configura crime de responsabilidade usar do “poder federal para impedir a livre execução da lei eleitoral”.

As reações às falas de Bolsonaro vieram à tona no dia seguinte à reunião no Alvorada. O presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), permanece em silêncio sobre o episódio. Cabe a ele analisar eventuais crimes de responsabilidade, a serem processados com base em um pedido de impeachment.

Antes de os cinco minutos de falas de Aras serem reproduzidos, o vídeo registra que “as instituições existem para intermediar e conciliar os sagrados interesses do povo, reduzindo a complexidade das relações entre governantes e governados”. Destaca ainda que há a “necessidade de distanciamento, independência e harmonia entre os Poderes”. Os temas tratados na sequência são classificados de “interesse de toda a população” brasileira.

A menção às urnas é breve. “Não aceitamos alegação de fraude, porque temos um sucesso da urna eletrônica há muitos anos, especialmente no que toca à lisura dos pleitos”, disse Aras, em um dos trechos. Boa parte do vídeo é dedicada a falas em que ele comenta a atuação da PGR diante dos atos do 7 de Setembro de 2021. Segundo Aras, sua gestão “não faz escândalo” e respeita o devido processo legal.

PRAZO

Em outra frente, o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, deu cinco dias para Bolsonaro se manifestar sobre a reunião com os diplomatas e embaixadores. O encontro virou alvo de três ações de partidos de oposição. No recesso, Fachin tem decidido sobre processos urgentes.

O ministro registrou, no despacho, que “os fatos retratados” pelos partidos “indicam que a aduzida prática de desinformação volta-se contra a lisura e a confiabilidade do processo eleitoral, marcadamente, das urnas eletrônicas”. Após os cinco dias concedidos às partes, a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) terá o mesmo prazo para se manifestar.

Com Paulo Gonet, procurador-geral eleitoral, também está à espera de análise o pedido de apuração feito pelos 43 procuradores dos Direitos do Cidadão. Uma abertura de processo pode levar até a um pedido de cassação de chapa. Bolsonaro é pré-candidato.

As ações sob análise de Fachin foram apresentadas por PDT, PT, Rede e PCdoB, sob a alegação de propaganda eleitoral antecipada e conduta vedada a agente público. Na decisão, Fachin afirmou que há questões processuais, como a inexistência de registro de candidatura de Bolsonaro, que precisam ser discutidas. A convenção, para oficializá-lo, está marcada para este domingo.

DEFESA

Em outro questionamento, a defesa de Bolsonaro pediu ao TSE a rejeição da representação em que partidos da oposição atribuem ao presidente suposta propaganda antecipada negativa com discursos de ódio e incitação à violência. A defesa alega que “não há qualquer conteúdo eleitoral” nas condutas.

De acordo com o documento desta quarta-feira, 20, as menções de Bolsonaro a armas, com as expressões “tiros”, “fuzilar”, “uma granadinha só mata todo mundo”, “não podem ser tomadas no sentido literal”. Segundo a defesa, tais termos expressam “divergência em relação ao PT”. Os documentos foram protocolados após a morte do guarda municipal petista Marcelo Arruda, assassinado a tiros pelo agente penal federal bolsonarista Jorge Guaranho no dia 9, em Foz do Iguaçu (PR).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia