Governo de Pernambuco mobiliza helicópteros, embarcações e mais de 1.200 profissionais no atendimento às vítimas das chuvas


Governador Paulo Câmara sobrevoou áreas atingidas, antecipou nomeação de bombeiros e solicitou apoio das Forças Armadas e de estados vizinhos

O governador Paulo Câmara sobrevoou, no final da tarde deste sábado (28.05), as áreas mais atingidas pelas chuvas na Região Metropolitana do Recife. O governador pôde conferir a extensão dos estragos e o trabalhos dos mais de 1,2 mil profissionais do Corpo de Bombeiros, Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), Polícia Militar e Assistência Social que estão mobilizados no atendimento às vítimas. Três helicópteros da Secretaria de Defesa Social, além de embarcações e veículos pesados participaram dos salvamentos.

“Sobrevoamos as cidades da Região Metropolitana, inclusive a localidade de Jardim Monteverde. Temos várias ocorrências em diferentes locais ao mesmo tempo e nossas equipes estão todas empenhadas. Já chamamos todo mundo que estava de folga para o serviço e o nosso efetivo está nas ruas. Vamos procurar intensificar isso com essas ajudas que estamos solicitando, desde as nomeações dos novos bombeiros, como também Forças Armadas e profissionais dos estados vizinhos”, frisou Paulo Câmara.


A Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco registraram das 6h desta sexta até 6h deste sábado precipitações acima de 100 mm. Itapissuma e Itaquitinga tiveram mais chuva nesse período do que o total previsto para todo o mês de maio. Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Igarassu e Abreu e Lima registraram precipitações acima de 200 mm, em 24 horas.

Da última quarta-feira (25.05) até o meio-dia deste sábado foram registrados 34 óbitos no Estado. As mortes ocorreram no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Camaragibe. O total de desabrigados por conta de deslizamentos chega a 1.026. A APAC renovou o alerta de chuvas por mais 24 horas. A orientação é que a população que mora em áreas de risco busque locais seguros para passar a noite, entrando em contato com os serviços de Defesa Civil dos municípios.


Link para as imagens: https://we.tl/t-sfOGubElB3
Fotos da reunião e vídeos com sonora do governador e imagens do sobrevoo: Sérgio Bernardo/SEI
Fotos e vídeos da atuação dos Bombeiros Militares: Divulgação/CBMPE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia