Comitiva do Porto de Suape visita instalações de logística, inovação e tecnologia no 1º dia do Fórum Nordeste Export 2022


A programação do primeiro dia do evento, que acontece em Salvador, contou com visitas técnicas e troca de experiências em logística, inovação e tecnologia para o setor portuário

No primeiro dia de atividades da Nordeste Export, fórum regional dedicado ao debate de temas essenciais para o segmento, a comitiva do Porto de Suape participou de uma série de visitas a equipamentos voltados à inovação, tecnologia, logística e infraestrutura de operações portuárias em Salvador, capital da Bahia. Durante esta segunda-feira, o grupo, comandado pelo diretor-presidente do complexo, Roberto Gusmão, e pelo diretor de Desenvolvimento de Negócios, Luiz Barros, conheceu diversas instalações na cidade, onde tiveram a oportunidade de interagir com representantes dos principais portos do Nordeste e trocar experiências. A programação do dia contou, ainda, com a solenidade de abertura do evento, realizada no Novotel Rio Vermelho, com participação do ministro da Infraestrutura, Sr. Marcelo Sampaio.

O primeiro ponto de parada foi o Senai Cimatec, instituição que é referência nacional em educação, pesquisa, inovação, manufatura e tecnologia. Um dos objetivos do centro é criar um ambiente para a formação de novos talentos, além de desenvolvimento de tecnologias, no sentido de fomentar e desenvolver a indústria nacional, com diversos parceiros públicos e privados. No início da tarde, a agenda prosseguiu com uma visita ao Tecon Salvador, terminal gerido pela empresa Wilson Sons. A comitiva da estatal pernambucana foi convidada pelos anfitriões a assistir uma apresentação institucional da empresa e conhecer detalhes das operações realizadas no atracadouro soteropolitano.

No fim da tarde, os representantes de Suape tiveram a oportunidade de visitar o Hub de Inovação localizado no Terminal de Passageiros do porto da capital baiana. O espaço proporciona mentoria, organiza startups e conecta pessoas com o intuito de fomentar o empreendedorismo e a inovação. Trata-se do primeiro coworking portuário do mundo, que funciona como um centro de inovação e ponto gravitacional da economia criativa de Salvador.

O diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, ressaltou a importância das visitas técnicas. “Hoje nós tivemos a oportunidade de conhecer laboratórios de última geração e de saber o que está sendo desenvolvido em relação a soluções de inovação e tecnologia para o setor portuário. Essa troca de experiências nos permite observar novas possibilidades para melhorar nossas operações”, pontuou.

Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios de Suape, Luiz Alberto Barros, o ponto alto da programação desta segunda foi o contato com a tecnologia de ponta do Senai Cimatec. “O dia foi muito produtivo em todas as visitas, mas ficamos muito impressionados com os laboratórios do Senai, principalmente com as áreas de prototipagem avançada dos produtos que estão sendo desenvolvidos, como equipamentos que fazem inspeção autônoma em poços de petróleo e em cascos de embarcações, em parceria com empresas públicas e privadas, além das infinitas possibilidades de soluções tecnológicas para o setor portuário”, destacou.

Nesta terça-feira (26), o Porto de Suape será um dos destaques do Nordeste Export 2022, com a participação do diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti, no painel “Revolução energética e iniciativas verdes e seus benefícios na redução de custos”, a partir das 14h. Na sequência, o gerente de Inovação da estatal, André Lenon Silva, fará a apresentação do APP Suape, um dos primeiros produtos do Programa de Inovação da empresa. A programação do evento pode ser acompanhada no link https://www.youpro.live/webinar/nordeste-export-2022.

SOBRE O FÓRUM

O Nordeste Export é uma realização do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, de caráter permanente, multissetorial e agregador, e que organiza dinâmicas para promoção do diálogo entre os diferentes agentes envolvidos com as operações portuárias, de logística e de infraestrutura. O Brasil Export e seus organismos regionais contam com mais de 250 conselheiros e profissionais que atuam no setor privado, em entidades representativas e no poder público.

Desde 2020, as edições regionais são organizadas com o objetivo de debater temas essenciais para o segmento e promover visitas técnicas a portos, terminais multimodais, centros de distribuição e unidades de produção. São elas: Norte Export, Nordeste Export, Centro-Oeste Export, Sudeste Export, Sul Export, Santos Export, culminando com o evento nacional Brasil Export, que ocorrerá em Brasília (em outubro), última etapa dos fóruns.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia