Outubro Rosa: CRAS Praça CEU realiza palestra sobre prevenção do Câncer de Mama


Nesta última semana, também última do Outubro Rosa, o CRAS da Praça CEU de Santa Cruz do Capibaribe realizou uma roda de conversas sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama, com a palestrante Risoneide Moraes, que batalhou contra a doença em 2018.

"Assim que eu descobri eu resolvi lutar e decidi que não iria baixar a cabeça. E assim venci", disse. "O meu caso foi uma inflamação na mama, que se confunde muito com a mastite, que é comum de acontecer."

A palestrante também destacou a importância de mulheres de todas as idades se prevenirem. "É extremamente importante o diagnóstico precoce, pois sabemos que quanto mais rápido se descobrir melhor de se tratar. Não vou dizer que é algo fácil, mas devemos encarar, e eu sempre tratei o câncer como algo abaixo de mim."

Angeline Lima, Coordenadora do CRAS Praça CEU

Risoneide se tornou palestrante durante o processo de tratamento, visando conscientizar outras mulheres e também incentivar aquelas que também passam por uma situação semelhante. "Eu tento passar a mensagem de que, se eu consegui, você também consegue. E eu agradeço a Deus por esse oportunidade de conversar com outras mulheres e poder dizer que elas vão superar essa situação, essa ou outras dificuldades do dia a dia."

O CRAS da Praça CEU realiza encontros mensais com diversos temas importantes para a população. A Unidade flexibiliza os horários para que o maior número de pessoas sejam atendidas, especialmente as mães, que podem deixar suas crianças sob os cuidados de responsáveis enquanto participam das atividades, como explica a Coordenadora Angeline Lima: "É muito gratificante oferecer encontros onde fazemos as abordagens desses temas, pois essas pessoas aprendem a se prevenir e a se tocar. No começo do mês fizemos uma palestra com enfermeiras trazendo informações técnicas sobre o câncer de mama e agora fechamos o mês de outubro com esta palestra da Risoneide, onde ela conta sobre a experiência de como ela enfrentou o câncer. Vale salientar o trabalho dos nossos cuidadores do Serviço de Convivência, pois enquanto as mães estão participando das palestras suas crianças ficam bem atendidas por eles".







Edição- Jorge Luis
Reportagem- Jairo Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia