Ministro da Educação tratará sobre cortes no orçamento da área na Câmara dos Deputados


O ministro Milton Ribeiro estará na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (9), para tratar dos cortes orçamentários para a Educação. A presença do ministro foi pedida pelo deputado Danilo Cabral (PSB-PB), e apoiada pelos deputados Bira do Pindaré (PSB-MA), Professor Israel Batista (PV-DF), Professora Rosa Neide (PT-MT) e Alice Portugal (PCdoB-BA). “O debate sobre orçamento está na pauta da área, apresentando dificuldades para dar continuidade aos avanços que tivemos nos últimos anos e isso precisa ser discutido”, justifica Danilo Cabral.

O parlamentar ressaltou que a Comissão também é um ambiente de mobilização em defesa do orçamento, podendo contribuir como o MEC na pressão pela recomposição dos recursos da área. “Na semana passada, o ministro Paulo Guedes (Economia) se comprometeu a liberar R$ 900 milhões da pasta, mas ainda não são suficientes, por exemplo, para garantir o funcionamento das universidades até o fim do ano, por exemplo”, destaca.

De acordo com levantamento feito pelo jornal O Globo, publicado nesta segunda-feira (7), 30 das 69 universidades federais do país estão sob o risco de parar. O orçamento para a rede federal de ensino superior é de R 4,3 bilhões para verbas discricionárias (usadas para despesas como água, luz, segurança e limpeza, investimentos e bolsas) neste ano. Até agora, o MEC liberou R$ 1,9 bilhão para as instituições, valor considerado insuficiente para o funcionamento.

“Estamos vivenciando talvez a mais grave crise de financiamento dos últimos vinte anos da educação e precisamos nos mobilizar e cobrar do MEC uma ação mais proativa em defesa da educação pública brasileira. O investimento em educação é o caminho para o desenvolvimento do Brasil”, afirma Danilo Cabral.

Foto: Dinho Souto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Filho deve substituir Aragão candidato em Santa Cruz