Postagens

Mostrando postagens de Março 14, 2019

Caruaru promove 1º Encontro de Participação Política para Mulheres

Imagem
Por: Blog da Folha 
Prefeita Raquel Lyra participará do encontro, realizado pela Prefeitura de Caruaru Foto: Jorge Farias
Em alusão ao 24 de fevereiro de 1932, quando se celebra o dia em que as mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto, o município de Caruaru sediará, nesta sexta-feira (15), o 1º Encontro de Participação Política para Mulheres. O evento será realizado na Acic, das 08h às 17h. A ação promovida pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), é uma iniciativa inédita que contará com a participação de deputadas estaduais, prefeitas, gestoras públicas e vereadoras do estado de Pernambuco, além de representações de movimentos sociais, pesquisadoras e de instituições não governamentais.
Já estão confirmados os nomes das deputadas estaduais Gleide Ângelo (PSB), Carol Vergolino (PSOL) - uma das cinco mulheres do grupo de deputadas da chapa coletiva “Juntas”, Priscila Krause (DEM), Alessandra Vieira (PSDB), e o deputado Joel da Har…

Deputadas homenageiam Marielle no "Março de Lutas"

Imagem
Por: Blog da Folha
O encontro reuniu deputadas, vereadoras, secretárias, delegadas e advogadas Foto: Divulgação/ Alepe
Uma sessão solene promovida pela comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quarta-feira (14), prestou homenagem à ex-vereadora Marielle Franco, assassinada há um ano no estado do Rio de Janeiro. A solenidade teve o objetivo de debater temas como o feminicídio, violência doméstica e familiar. 
“Apesar de sermos muitas e a maioria da população, ainda nos encontramos em situação de desigualdade na sociedade. No entanto, venho aqui para reiterar a minha força e o meu compromisso em lutar contra a opressão e em defesa da equidade dos nossos direitos”, afirmou a deputada Fabíola Cabral, que recebeu o convite da presidente da comissão , deputada Gleide Ângelo (PSB) para participar do "Março de Lutas". 
O encontro reuniu deputadas, vereadoras, secretárias, delegadas e advogadas, que num gesto representativo, seg…

Governadores criam Consórcio Nordeste e poderão fazer compras juntos

Imagem
Foto: Karlos Geromy/Divulgaçãopor Amanda Miranda Blog de Jamildo Os governadores do Nordeste assinaram nesta quinta-feira (14), em São Luís (MA), o protocolo que resultará na criação do Consórcio Nordeste. Através do grupo, pretendem fazer licitações e projetos juntos, além de ceder servidores uns aos outros, em áreas como saúde e segurança pública. A expectativa é de que o consórcio seja consolidado até o fim de 2019.
O primeiro presidente será o gestor da Bahia, Rui Costa (PT), com mandato de um ano. Ao ser anunciado em coletiva de imprensa, citou o caso da cooperação entre o seu estado e o Ceará, no início do ano, quando cerca de 100 policiais militares baianos e agentes de segurança de outros estados da região foram cedidos para ajudar na crise cearense. Só nos primeiros dias do ano, foram registrados aproximadamente cem ataques a ônibus, delegacias e agências bancárias, por exemplo.
Para Costa, o foco é a redução de custos para os estados. “Mudamos portanto o patamar de escala da …

Número de roubos em fevereiro de 2019 foi o menor em 46 meses

Imagem
As estatísticas da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) apontam que, no mês passado, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) caíram 25,41% em relação ao mesmo mês de 2018. Nesse que foi o 18° mês consecutivo de redução, o quantitativo de queixas foi o mais baixo desde abril de 2015. Todas as regiões do Estado apresentaram retração dessa modalidade criminosa
Pelo 18º mês seguido, o número de roubos em Pernambuco é menor do que o registrado no mesmo mês do ano anterior. Essa série histórica descendente foi iniciada em setembro de 2017 e continuou sua tendência no mês passado, com redução de 25,41% em comparação a fevereiro de 2018. Em números absolutos, a queda foi de 8.473 para 6.320 ocorrências, o que significa menos 2.153 casos de violência visando a subtração de bens. Fevereiro de 2019 só não teve menos CVPs que abril de 2015 (6.126), tornando-se o de maior recuo dessa modalidade criminosa em 46 meses (ou 3 anos e 10 meses). No acumulado do primeiro bimestre de 201…

Água do Rio São Francisco afasta colapso do abastecimento na cidade de Tacaimbó, no Agreste

Imagem
A chegada das águas do Rio São Francisco em Tacaimbó, na região Agreste, tem um duplo significado para os moradores da cidade: mais água nas torneiras e o fim da ameaça do colapso no abastecimento. O Governo do Estado, por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa, iniciou, ontem (13), a distribuição de água em fase de testes para a cidade, a partir do sistema integrado Adutora do Agreste-Moxotó, que está antecipando o uso da água da Transposição do Rio São Francisco mesmo sem a finalização da obra do Ramal do Agreste - em execução pelo governo federal.
Tacaimbó é a sexta cidade beneficiada pelo novo sistema. Outros quatro municípios ainda serão contempladas, alcançando uma população de 400 mil pessoas. Em Tacaimbó, os bairros do Centro e a Rua Velha são as primeiras localidades atendidas e a previsão é, dentro de 20 dias, abastecer todos os bairros da cidade com água da Transposição. Porém, a Compesa adianta que o calendário de distribuição não será alterado de imedi…

STF decide que caixa dois e corrupção pode ser julgados pela Justiça Eleitoral

Imagem
Julgamento tem impacto direto na Operação Lava Jato; placar de 6 a 5 seguiu entendimento da 2ª Turma do Supremo
Nelson Jr./SCO/STF 
O Supremo Tribunal Federal decidiu que crimes como corrupção e lavagem de dinheiro devem ser julgados pela Justiça Eleitoral quando há conexão com delitos eleitorais, como o caixa dois. O placar do julgamento foi apertado, por seis votos a cinco, e marcado por duras críticas a membros do Ministério Público Federal, que são contrários ao entendimento firmado pela maioria da Corte.
O presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, decidiu o julgamento com o último voto. Ele acompanhou o relator da ação, ministro Marco Aurélio Mello, e os ministro Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes. Eles votaram para reconhecer a competência da Justiça Eleitoral. Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, e Cármen Lúcia foram vencidos. 
A tese que vigorou até agora, e foi confirmada pelo plenário, foi firmada pela Segunda Turma da Corte. Os mi…

SENADOR DA LAVA TOGA AFIRMA QUE TOFFOLI TENTA INTIMIDAR PARLAMENTARES

Imagem
Por GUILHERME AMADO E EDUARDO BARRETTO* Época
Senador Alessandro Vieira critica a portaria publicada por Dias Toffoli sobre notícias falsas
Alessandro Vieira, no Senado  Foto: Reprodução / Facebook
Autor do requerimento da CPI para investigar integrantes do Judiciário, o senador Alessandro Vieira, do PPS de Sergipe, afirma que a portaria publicada hoje pelo presidente do STF, Dias Toffoli, representa uma ameaça aos parlamentares e à sociedade em geral, que “está se mobilizando para investigar o Judiciário”.
Vieira se refere a uma decisão tomada no começo da tarde de hoje pelo presidente do STF. Toffoli determinou, por meio de uma portaria, a abertura de inquérito para investigar notícias e “ações caluniosas, difamantes e injuriantes” que atingem a segurança da Corte e de seus integrantes.
Toffoli não citou especificamente quais notícias são essas.
O ministro Alexandre de Moraes foi nomeado relator do inquérito.
Em entrevista à coluna, Vieira revelou ter procurado há pouco o presidente …

Divulgada a programação da Festa de São José em Vertentes-PE

Imagem
FESTA DE SÃO JOSÉ 2019 VERTENTES-PE 

SÁBADO 16/03 BANDA LABAREDAS  VICENTE NERY 

DOMINGO 17/03 LADY FALCÃO  WALKYRIA SANTOS

SEGUNDA 18/03 ANTÔNIO CARDOSO  CHICO DE COCÓ 

TERÇA 19/03 PERUANO  SAIA RODADA

Deputado Tadeu Alencar (PSB) realiza a entrega de tratores a associações de agricultores familiares no Sertão de Pernambuco próximo final de semana

Imagem
Obtida por meio de emenda parlamentar do deputado federal na lei orçamentária anual (LOA) de 2018, verba possibilitou a compra dos equipamentos para plano de fomento à agricultura familiar, com recursos de 750 mil reais destinados à Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba)
Líder do PSB na Câmara dos Deputados, Tadeu Alencar estará no semiárido pernambucano nesta sexta-feira e sábado (15 e 16 de março) para realizar a entrega de dois tratores a associações de agricultores familiares em Bodocó.Ato marca a abertura do calendário de entregas previstas para o ano de 2019 do parlamentar.
Visita começa em Petrolina, no pátio da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), nesta sexta-feira à tarde (15). No sábado (16), Tadeu Alencar (PSB) cumpre agenda em Bodocó, onde serão entregues os dois tratores a duas associações de agricultores rurais: a Associação de Agricultores e Agricultoras Rurais do Sítio Caldeirão e Síti…

DETRAN-PE melhora atendimento

Imagem
Um Detran mais próximo dos cidadãos, essa é a meta do Governo do Estado, por meio do Órgão de trânsito. Para atingir esse objetivo, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, a partir da próxima segunda-feira (18), estará expandindo para os Expressos Cidadão no shopping Rio Mar, Boa Vista, Cordeiro e Olinda, o sistema de biometria, com isso será implementado maior segurança para o usuário, uma vez que, esse serviço confirma a identificação do cidadão, além da abertura dos agendamentos para Renovação e 2ª Via de CNH, 2ª Via da Permissão Internacional para Dirigir, CNH definitiva, e para o grupo Requerimentos, que atendem identificação de condutor infrator, recursos de infração, perfazendo um total de 4.304 agendamentos disponíveis. O serviço de biometria já está disponível na sede do DETRAN-PE e nas lojas dos shoppings nos municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Vitória de Santo Antão e Caruaru. Até o final deste mês, os Expressos de Garanhuns e Pet…

Silvio Costa Filho instala Frente Parlamentar Mista em Defesa do Novo Pacto Federativo

Imagem
Com a adesão de 250 deputados federais e 20 senadores foi instalada na tarde de hoje a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Novo Pacto Federativo que terá como presidente o deputado republicano Silvio Costa Filho (PRB-PE). O colegiado tem caráter suprapartidário e visa a intensificar o diálogo sobre a nova pactuação federativa do país. “Sabemos que antes da Constituição Federal de 1988, cerca de 70% do que se arrecadava ficava sob a responsabilidade dos estados e municípios, mas essa pirâmide se inverteu. Hoje, quase 60% dos recursos ficam com a União. Esta frente tem o papel fundamental de a partir de agora fazer um amplo diálogo com os governadores e prefeitos de todo Brasil para que se construa uma nova pauta federativa que faça o país voltar a crescer”, adiantou o deputado Silvio Costa Filho. O republicano, que foi vereador pela cidade de Recife, disse ser municipalista convicto. “O futuro do Brasil não está só aqui em Brasília. Está nos estados e municípios que resolvem os prob…

Guedes ameaça deixar o governo se a PEC da Previdência for desidratada

Imagem
HF Hamilton Ferrari RH Rosana HesselCorreio Braziliense Ministro da Economia deixa atônitos os presentes à cerimônia de posse do novo presidente do BC ao insinuar a possibilidade de abandonar o cargo se a PEC da Previdência for desidratada. Segundo ele, o atual sistema faliu antes de a população envelhecer (foto: AFP / Sergio LIMA )
O ministro da Economia, Paulo Guedes, sinalizou que uma eventual desidratação da reforma da Previdência poderá fazer com que ele deixe o cargo. Durante cerimônia de posse do novo presidente do Banco Central (BC), parte da plateia ficou na dúvida se o comentário foi brincadeira ou um recado para a classe política.
O governo federal encaminhou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê uma economia de R$ 1,1 trilhão aos cofres públicos em 10 anos. Parte dos economistas, porém, acredita que as mudanças no Congresso Nacional devem amenizar bastante os efeitos, possibilitando ganhos de R$ 500 bilhões no período. Guedes afirmou que, se isso acontecer,…

DOMINGO TEM JOTA DO ACORDEON NA FEIRA DE CACIMBA DE BAIXO

Imagem

MEC muda de novo e evangélica deve ser a número 2

Imagem
Por Renata Cafardo Estadão
A disputa entre grupos rivais dentro do Ministério da Educação (MEC) levou a mais uma mudança. Iolene Lima, diretora de uma escola batista evangélica em São José dos Campos, deve ser a nova secretária-executiva da pasta, cargo considerado como o número 2. Até agora, ela ocupa o cargo de diretora de formação do MEC.
Luiz Antonio Tozi, que estava na posto, foi demitido na terça-feira, a pedido do presidente Jair Bolsonaro. No mesmo dia, o ministro Ricardo Vélez Rodríguez anunciou que Rubens Barreto da Silva seria o secretário-executivo. Mas pressões internas não o deixaram sequer assumir o cargo. Silva é amigo de Tozi e trabalhava com ele no Centro Paula Souza em São Paulo.
Iolene também foi indicada por Tozi, mas tem um perfil que agrada ao grupo mais conservador. Ela dirigia o Colégio Inspire, que em seu site diz que “apresenta todos os conteúdos curriculares dentro da cosmovisão bíblica”. Entre os objetivos da escola está a “formação integral do ser humano…

A cada 15 horas, uma arma é achada em escolas estaduais de SP

Imagem
Márcio Neves, do R7
Entre 2014 e 2017 as escolas estaduais de São Paulo registraram 2.351 casos de posse ou encontro de armas e/ou objetos perigosos
SÃO PAULO
Número pode ser ainda maior já que casos são sub-notificados Reprodução/Facebook
Entre 2014 e 2017, foram registrados 2.351 casos de posse ou encontro de armas e/ou objetos perigosos nas mais de 5.000 escolas do sistema de ensino do estado de São Paulo, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação.
É como se, a cada 15 horas, uma arma tivesse sido encontrada dentro de uma escola estadual paulista. Os dados foram obtidos com exclusividade pelo R7 por meio da lei acesso à informação.
Na manhã desta quarta-feira (13), dois ex-alunos entraram em uma escola estadual armados e mataram oito pessoas e depois cometeram suicídio. Outras dez pessoas ficaram feridas e ainda não se sabe o motivo do ataque.
Os dados são do ROE (Registro de Ocorrências Escolares), sistema utilizado pelo Governo do Estado de São Paulo para registrar ocorrênc…