A deificação humana e a humanização de Deus

A deificação humana e a humanização de Deus

E o povo exclamava: É a voz de um deus, e não de um homem. Atos 12:22

Já ouvi muitos pregadores exclamarem que Herodes morreu porque não deu glórias a Deus, mas o fato é que ele não deu a glória para Deus, tomando-a então para si.

Está escrito: Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. Isaías 42:8.

A questão não é se fazemos muito ou pouco barulho quando cultuamos, também não é pelo fato de dizermos: Glórias a Deus, que estamos adorando-o. Adoração é mais que isto: É reconhecimento de que Ele é Deus e está acima de tudo e de todos. Há muitos que, em grandes reuniões, usam o nome de Deus para exaltação de si mesmo, embora estejam mencionando o nome de Deus, contudo o coração está longe dele, fazem grandes eventos para apresentarem a si próprios, gritam “Hosanas”, mas não se aproximam de Deus nem o glorificam de verdade. 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim. Marcos 7:6.

Um dia, estando inspirado, Herodes veste as vestimentas reais e faz um pronunciamento, um discurso de verdade, a forma inteligente e a eloquência do rei chama a atenção de seus ouvintes, o povo aplaude e vai ao delírio exclamando à uma só voz: É a voz de um deus, é a voz de um deus e não de um homem. Naquele instante Herodes recebe tamanha exaltação e se coloca acima do povo aceitando aquela glorificação. E por causa dessa sua inércia, Herodes é ferido de uma doença mortal.

Cada um deve receber a honra que lhe é cabível, se de homem, que de homem seja, (Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.(Romanos 13:7)) mas a glória de Deus é somente de Deus, Jesus falou: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. 

Mateus 22:17-21 - Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não? Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Quantos estão tomando o nome de Deus em vão, quantos estão imaginando ser Deus como um reles mortal. Quantos não estão atentando para a santidade divina e não o estão reconhecendo como Deus. Mas todos hão de se apresentar diante dele e assim receber a justa recompensa de seus erros.

Romanos 1:21-28 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

Na carta escrita pelo apóstolo Paulo aos irmãos da Galácia está escrito: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gálatas 6:7).

Os homens querem se fazer deuses e ao mesmo tempo querem fazer de Deus , humano, nas suas concepções invertem o santo tomando-o por profano. Nesse grave erro caminham para a perdição. 

Não atentam para o que a Palavra diz acerca do verdadeiro Deus:

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? 

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:33-36

Um abraço e até a próxima, se Deus quiser.

Dário Gomes de Araujo é evangelista e atual gestor da Assembleia de Deus em São José do Egito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara