Parte dos bancários de Pernambuco decide pelo fim da greve no estado

Bancos particulares retomam atividades; os públicos mantêm paralisação. Movimento começou no dia 6 de outubro e seguiu liderança nacional.

Do G1 PE
Os funcionários dos bancos privados de Pernambuco decidiram encerrar, nesta segunda-feira (26), a greve que já durava 21 dias. As atividades devem ser retomadas já na manhã desta terça (27). Já os funcionários do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal decidiram manter a paralisação.

A assembleia foi realizada na sede do sindicato da categoria, no bairro da Boa Vista, região central do Recife. No país, parte dos sindicatos aceitaram o fim da greve, enquanto outros recusaram a proposta de reajuste salarial de 10%.

Durante a paralisação, o sindicato calculou que quase 90% das agências tiveram o atendimento comprometido em Pernambuco. Representantes divulgaram que 100% das agências do interior aderiram ao movimento, ao lado de 70% dos bancos públicos no Grande Recife. Clientes chegaram a reclamar da falta de dinheiro nos caixas eletrônicos.

Reajuste salarial de 10%

A última proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenabam) ofereceu reajuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os bancos aceitaram também abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, após a volta ao trabalho, os bancários irão compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.

Inicialmente, os bancos ofereceram um reajuste de 5,5%, enquanto os bancários reinvindicavam uma correção de 16% nos salários. Em 12 meses, até setembro, a inflação acumulada chegou a 9,77%, segundo o IPCA-15, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia