Nutricionista da UPAE Garanhuns dá dicas de alimentos saudáveis e uma receitinha refrescante e saborosa


VERÃO SAÚDE 

Água, sucos, frutas e verduras devem estar sempre ao seu alcance e da sua família

O verão chegou e com ele estes dias ensolarados para esquentar mais nossas vidas, mas o que não podemos esquecer é de cuidar também do nosso corpo e principalmente da nossa alimentação e hidratação. Então aí vão dicas da nutricionista Laila Brasil, da UPAE Garanhuns:


1) Beba muita água! Recomenda-se ingerir de dois a três litros de água por dia, vale também água de coco e sucos;



2) Muita cautela ao comprar alimentos de vendedores ambulantes e de locais sem higiene adequada. Verifique embalagem, validade, manipulação e se os alimentos estão bem conservados. Evite sanduíches com maionese, camarões, salgados e alimentos expostos de modo geral;



3) Evite alimentos ricos em gorduras, que dificultam a digestão, podendo levar a um quadro de indigestão;



4) Pegou aquele bronze bacana? Os alimentos podem potencializar a sua cor, prefira alimentos ricos em carotenoides, em especial o betacaroteno, exemplos: Abóbora, mamão, laranja, cenoura, couve, espinafre, brócolis, beterraba e batata-doce. Que tal no café da manhã um suco de laranja com mamão? Ou Beterraba, laranja e cenoura? Ótimos para começar o dia bem.



5) Faça seu próprio picolé ou geladinho. Para picolé, coloque fatias de frutas com o suco, exemplo: suco de manga com pequenos pedaços de manga, suco de morango com pequenos pedaços de morango, suco de abacaxi com pedaços de abacaxi. No caso do geladinho, faça um suco natural (limão, maracujá, uva, morango, etc) e congele.Incentive às crianças a trocar o refrigerante por sucos.



6) Inove e faça smoothies de frutas para criançada e fuja de sorvetes e milk-shakes cremosos. (Receitinha de um smoothie abaixo).



7) Consuma frutas e verduras: Por serem ricos de vitaminas, minerais e fibras, eles auxiliam na digestão, repõem energia e são ricos em antioxidantes.



8) Uso moderado de bebidas alcoólicas: Se for beber, intercale com o consumo de água mineral, pois a mesma a bebida alcoólica pode levar a um quadro de desidratação; 



9) Procure relaxar e descansar, passe o maior tempo possível ao ar livre (caminhe, pedale, nade, medite...). Só não esqueça de usar o protetor solar e evitar o sol das 10:00 às 15:00.




RECEITA DE SMOOTHIE DE MORANGO E BANANA



INGREDIENTES
·         1 BANANA MÉDIA CONGELADA
·         10 a 12 UNIDADES DE MORANGO CONGELADOS
·         1 POTE DE IOGURTE NATURAL
·         ½ XÍCARA DE LEITE DESNATADO

MODO DE PREPARO
- BATA TODOS OS INGREDIENTES NO LIQUIDIFICADOR E SIRVA IMEDIATAMENTE. 

Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

SETE GOVERNADORES ENCARAM TEMER E DIZEM NÃO A PEDRO PARENTE