PTB indica ministro interino para o Trabalho, diz Cristiane

Nome de Helton Yomura enfrenta resistência dentro do partido, inclusive do ex-ministro Ronaldo Nogueira

Igor Gadelha e Isadora Peron, O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) afirmou nesta terça-feira, 20, que o partido indicou o ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, para ser efetivado no cargo em seu lugar. 

“Meu pai, Roberto Jefferson, acertou a indicação de Yomura com o ministro Carlos Marun”, disse a deputada.

O nome de Yomura, no entanto, enfrenta resistência dentro bancada de deputados do PTB. O Broadcast Político flagrou o ex-ministro da pasta, Ronaldo Nogueira (PTB-RS), fazendo lobby contra a efetivação do ministro interino. “Se deixar ele lá, vai ser terra arrasada para todos nós”, disse Nogueira ao deputado Paulinho da Força (SD-RS), em conversa no plenário da Câmara.

Cristiane Brasil, indicada para substituir Ronaldo Nogueira no Ministério do Trabalho, 
é impedida de tomar posse - Foto: João Ricardo/PTB

Para a bancada, o ideal seria que o novo ministro fosse um deputado do partido. Há, no entanto, dificuldades em achar um nome, porque a maioria dos parlamentares deseja disputar a reeleição e o prazo de desincompatibilização está cada vez mais próximo: 7 de abril.

Jefferson anunciou nesta terça, pelo Twitter, que desistiu de indicar a filha para o cargo diante da “indecisão” da presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia. Na semana passada, a ministra determinou que a competência para julgar o caso era do Supremo e não do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que havia liberado a posse de Cristiane como ministra. Na prática, até que o plenário do Supremo julgasse o caso, a deputada ficaria impedida de assumir o ministério.

“A decisão do partido visa proteger a integridade de Cristiane e não deixar parada a administração do ministério. Agradecemos ao presidente Michel Temer e aos companheiros do partido pelo apoio e respeito com Cristiane Brasil durante esse período de caça às bruxas”, afirmou Jefferson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia