TRIBUNAIS DE CONTAS DEVEM SER REFORMADOS OU DEIXAR DE EXISTIR?

Do IFC INSTITUTO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE



Após o deplorável episódio no Rio de Janeiro, em que conselheiros do Tribunal de Contas do Estado foram presos na Operação Lava Jato, a nação brasileira levanta-se contra esse modelo ultrapassado e indecente de fiscalização das contas públicas.

Os conselheiros, atualmente, são uma espécie de juízes os quais deveriam fiscalizar os gastos com o dinheiro público: o nosso dinheiro. Desse modo, o sistema coloca a raposa para tomar conta do galinheiro: os conselheiros são, em sua maioria, indicados pelos deputados (4) e pelo governador ou presidente (1). Ou seja, 5 dos 7 juízes dos tribunais de contas são indicados por critérios políticos.

O absurdo não para por aí: Uma vez empossados, os conselheiros ocupam os cargos de forma vitalícia, ganham os maiores salários da República, têm direito a nomear dezenas de servidores, carro oficial e foro privilegiado! Apenas 2 dos 7 conselheiros vêm de carreiras em que os integrantes fizeram concurso público, isto é, Auditores e Procuradores do Ministério Público. Ressalte-se: A única conselheira livre da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro é oriunda do Ministério Público. 

Segundo levantamento do jornal Correio Braziliense, em 20 das 27 unidades da federação há denúncias contra os conselheiros desses Tribunais, que custam R$ 10 BILHÕES POR ANO. É inadmissível que esses recursos – que poderiam ser usados em escolas, hospitais e segurança pública – sejam desperdiçados mantendo políticos à frente de Tribunais que deveriam ser técnicos.

Entretanto, tudo isso pode mudar: A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados desengavetou a PEC 329, que pretende alterar os critérios de escolha desses conselheiros. 

É necessário que essa mensagem chegue ao máximo de pessoas, aos deputados da CCJ, ao Presidente da Câmara dos Deputados e ao Deputado Alessandro Molon, que propôs a votação da PEC 329: Pela mudança dos critérios políticos de escolha dos conselheiros e ministros, TRIBUNAIS DE CONTAS DEVEM SER REFORMADOS OU DEIXAR DE EXISTIR!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado